6 de fevereiro de 2025
FMS01
Compartilhe:
Foto: Ascom FMS

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), por meio da sua Diretoria de Atenção Básica, apresentou os novos processos de trabalho para os coordenadores das Unidades Básicas de Saúde (UBS). O evento reuniu mais de 100 profissionais, na quarta-feira (5), e teve como objetivo compartilhar as responsabilidades dos novos gestores das unidades.

Durante o evento, o presidente da FMS, Charles Silveira, destacou a situação caótica das UBSs e afirmou que a escolha dos coordenadores foi baseada na competência e disponibilidade de tempo para o cargo, além de exigirem formação superior. Ele também mencionou que todos os coordenadores estarão em avaliação por 90 dias.

“Encontramos todos os tipos de problemas nessas unidades, e a expectativa da cidade é que as coisas melhorem. Esperamos resultados dos novos coordenadores. Não adianta dizer que as coisas foram malfeitas no passado, agora temos que agir e de forma estratégica. A participação de cada um presente aqui é fundamental nesse novo fazer da FMS”, afirmou o presidente.

A diretora de Atenção Básica, Fátima Sousa, expressou sua satisfação com o momento, afirmando que a equipe está engajada no novo formato de trabalho da FMS. “Estamos unidos e comprometidos, e esse evento marcou o início de uma nova etapa na gestão das UBS, com foco na eficiência, organização e melhoria contínua dos serviços oferecidos à comunidade”.

A gestora explicou que Teresina conta com 92 Unidades Básicas de Saúde e que sua equipe de gestão é composta por quatro coordenadorias de regionais (Sul, Norte, Sudeste e Leste), que também dão suporte às unidades de cada região da cidade. “Essa equipe tem trabalhado diuturnamente para melhorar os processos de trabalho, e já estamos colhendo os frutos desse esforço”, acrescentou.

Marizângela Máximo, coordenadora da regional Sul, explicou que os coordenadores de UBS são gestores das unidades e responsáveis por tarefas essenciais para o bom funcionamento dos serviços, como gerenciar recursos humanos, monitorar a produção e garantir a organização das unidades, além de cuidar do patrimônio, limpeza, atendimento, resolução de problemas, farmácia, almoxarifado e demais setores.