11 de agosto de 2025
INSS já ressarciu 98,5% dos aposentados que contestaram descontos ilegais
Compartilhe:

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Na semana passada, a maior parte dos 1,66 milhão de aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos em benefícios do INSS e que aderiram ao acordo de reparação firmado com o Governo Federal, foram ressarcidos.

De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), até a última sexta-feira (8), 98,5% deste público, o equivalente a mais de 1,64 milhão de pessoas, já havia recebido os valores de volta, diretamente na conta onde recebem o benefício.

Mais de 2,43 milhões de beneficiários estão aptos a aderir ao acordo. Desse total, 68,6% já formalizaram a solicitação. O pagamento é feito sem necessidade de apresentar documentos ou informar dados bancários.

O presidente do INSS, Gilberto Waller, pede que, quem já assinou o acordo, “não deixe o valor para trás. Assinou o acordo, em três dias o dinheiro cai na conta do benefício. É integral, corrigido pela inflação e garantido”, afirma o presidente do INSS, Gilberto Waller.

O acordo envolve descontos indevidos feitos entre março de 2020 e março de 2025. Não é necessário entrar na justiça. Quem já entrou com ação judicial também pode aderir, desde que ainda não tenha recebido os valores.

Ao todo, 5,1 milhões de contestações já foram registradas por aposentados e pensionistas que não reconheceram os descontos. A maioria dos pedidos foi feita de forma digital. O Meu INSS lidera o atendimento, com 59% das solicitações (3.093.545 registros). Os Correios também tiveram papel importante, com 28,8% dos atendimentos (1.512.117), graças à estratégia de garantir acesso presencial a quem tem dificuldade com tecnologia. A Central 135 respondeu por 7,3% das contestações (384.925 registros).

Fonte: https://horadopovo.com.br/inss-ja-ressarciu-985-dos-aposentados-que-contestaram-descontos-ilegais/