22 de novembro de 2024
empreed03
Compartilhe:

Fotos: Divulgação –

 Estudantes disputam o título de melhor miniempresa em evento promovido pela ONG Junior Achievement no Piauí

O litoral piauiense será palco da escolha da melhor miniempresa do Brasil, em um evento promovido pela ONG Junior Achievement. A competição acontecerá em Luís Correia, no Sesc Praia, entre os dias 8 e 13 de outubro, como parte das atividades do Findinexa Brasil – um dos maiores encontros de empreendedorismo jovem do país.

A Dog&Bag AS/E , miniempresa do Colégio CEV Teresina, representará Piauí na final. A empresa iniciou dia 12 de abril de 2024, formada por 16 alunos do Colégio CEV – Unidade Kennedy. Foi a primeira participação da escola no programa Miniempresa e os jovens com muita determinação, confeccionaram mochilas eco sustentáveis para cachorros – um produto inovador que se destacou entre as miniempresas do Piauí.

A miniempresa investiu em publicidade na própria escola e vendeu as mochilas. O lucro de 2.210,00 serviu para cobrir despesas com fantasia do mascote, prestação de serviços de terceiros e o restante foi doado a APIPA, convertidos em sacos de ração.

Prêmio Nacional

Os estudantes vão apresentar suas ideias de negócios e produtos em uma feira especial aberta ao público. Embora os itens não sejam comercializados durante o evento, o formato serve para fomentar a troca de experiências e divulgar as criações dos jovens empreendedores.

A atividade também prevê uma apresentação, em que os participantes terão até três minutos para expor seu negócio no palco, seguida de uma rodada de perguntas e respostas com os jurados. A banca será composta por Letício Dantas, CEO e sócio do Grupo BLR e gestor de novos negócios do Teresina Shopping, Carolina Malta, gerente sênior da Dell Technologies, e Bruce Cordão, ex-presidente da JA Piauí e membro do Conselho Diretor da JA Brasil. O objetivo é que as equipes compartilhem suas principais conquistas e desafios na criação e gestão de suas miniempresas.

Para o presidente da JA Piauí, Denis Cavalcante, o trabalho que entidade realiza é importante para despertar o espírito empreendedor entre os jovens. “Quanto mais cedo começar melhor! Estamos empenhados em promover a educação empreendedora entre os nossos jovens porque entendemos que este é o caminho para fortalecer nossa economia, preparando nossos  jovens para o mercado de trabalho, mas também para que sejam agentes de transformação em suas comunidades, gerando impacto social e econômico positivo”, reforça.  A JA Piauí acredita que, ao investir na educação empreendedora, estamos moldando futuros líderes e empreendedores que farão a diferença no nosso estado e no país.

 Sobre o programa Miniempresa

Primeiro programa criado pela Junior Achievement e presente em mais de 100 países, o Programa Miniempresa é uma competição nacional que incentiva estudantes do Ensino Médio a criar e gerenciar uma empresa real do zero. Eles recebem suporte de profissionais e pessoas voluntárias em áreas como vendas, marketing, finanças, produção e recursos humanos. Na competição deste ano, 10 equipes dos estados de Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Piauí e Santa Catarina disputarão o título de melhor miniempresa de 2024.

SOBRE A JUNIOR ACHIEVEMENT (JA) – NO BRASIL

Fundada em 1919 nos Estados Unidos, a JA é uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo em mais de 100 países. É pioneira na América Latina em levar conhecimento sobre empreendedorismo, educação financeira e mercado de trabalho para jovens por meio do método “aprender-fazendo”. No Brasil, a JA está há quatro décadas e já entregou mais de 6 milhões de experiências de aprendizagem, com o apoio de mais de 200 mil voluntários.