14 de setembro de 2025
Lula lamenta a morte de Hermeto Pascoal: 'Talento e criatividade
Compartilhe:

O presidente Lula lamentou a morte do multi-instrumentista Hermeto Pascoal, aos 89 anos, no sábado (13), e destacou sua importância para a cultura nacional. O hospital Samaritano Barra, na Zona Sudoeste do Rio, onde ele estava internado, informou, em nota, que a morte aconteceu às 20h22, “em decorrência de falência múltipla dos órgãos”.

“A música e a cultura brasileira devem muito a Hermeto Pascoal. O talento e a incansável criatividade deste alagoano de Arapiraca o consagraram internacionalmente e influenciaram gerações de músicos de todo o mundo”, escreveu Lula em nota oficial divulgada no X.

“Convido os brasileiros a celebrarem sua história e sua música. Minha solidariedade à família, aos amigos e a todos que foram inspirados por sua arte. O Brasil se despede com gratidão deste grande artista”, completou o presidente.

A morte de Hermeto foi divulgada nas redes sociais do artista. Segundo a publicação, o artista morreu cercado pela família e por companheiros de música, enquanto seu grupo se apresentava no palco.

O corpo do músico será velado nesta segunda-feira (16), das 14h às 21h, na Areninha Cultural Hermeto Pascoal, em Bangu, Zona Oeste do Rio. O espaço, que leva o nome do artista desde 2016, foi escolhido pela família para a despedida pública. Pascoal deixa seis filhos, 13 netos e dez bisnetos. Seu legado permanece como um dos mais ricos e originais da história da música brasileira.

HOMENAGENS

Músicos, atores, jornalistas e outros admiradores usaram as redes sociais para prestar homenagens e se despedir do multi-instrumentista Hermeto Pascoal.

O cantor e compositor Caetano Veloso postou um vídeo no Instagram em que relembra a força de Hermeto, cita músicas que compôs homenageando Hermeto e relembrou uma discussão com o músico.

“Hermeto é grandeza da música no Brasil, um dos pontos mais altos da história da música no Brasil e que se expôs ao mundo com muita clareza e força. Uma coisa imensa. Eu o conheci e botei o nome dele em duas canções minhas, pelo menos, e tive discussão pública com ele. Mas o que importa é a grandeza musical dele”, disse Caetano.

A ministra da cultura Margareth Menezes homenageou o músico Hermeto Pascoal nas redes sociais. Ela postou uma foto abraçada ao instrumentalista e disse que Pascoal foi “um mestre generoso que transformou a música brasileira em alquimia sonora”.

Segundo Margareth Menezes, Hermeto Pascoal é patrimônio da nossa cultura. Sua magia segue viva no povo brasileiro e em todos os artistas com quem ele criou. Que sorte tivemos!”, disse a ministra em post no X.

“Tive o privilégio de ver dezenas de shows e levá-lo aos meus programas de TV”, disse o apresentador Serginho Groisman. “Um gênio. De novo: um gênio da música instrumental mundial se foi. Viva para sempre Hermeto Pascoal”, escreveu Groisman.

O cantor, compositor e acordeonista sergipano Mestrinho destacou em sua homenagem que “existe um mundo antes de Hermeto e outro depois dele”. 

“Gratidão por dar mais vida a música Campeão! Estou muito emocionado com sua partida, mas sei que vai ser recebido com muita luz”, publicou o artista.

Por sua vez, a cantora Zélia Duncan disse que Hermeto era um “mestre absoluto” e o “filho preferido da deusa música”.

Leila Pinheiro, cantora, compositora e pianista, homenageou o “bruxo” relembrando “Chá de Panela”, uma composição feita por Aldir Blanc em que Hermeto é reverenciado.

”Foi Hermeto Pascoal que, magistral, me deu o dom de entender, que, do lixo ao avião, em tudo há tom. E que até penico dá bom som, se a criação é mais, se o músico for bom”, diz trecho da letra publicado por Pinheiro.

O cantor Tiago Iorc destacou que Hermeto “nunca foi desse plano” e que “sempre esteve aqui nos mostrando a imensidão que somos”.

Já Elba Ramalho agradeceu o músico por ensinar a todos que “a música é liberdade, é invenção, é alma pulsando”.

“Hoje o mundo silencia diante da partida de um dos maiores gênios da música, nosso Hermeto Pascoal. Um mestre que enxergava som em tudo, e transformava a vida em melodia. Sua criatividade infinita, sua genialidade sem fronteiras e sua generosidade musical permanecerão eternas”, disse Elba.

Fonte: https://horadopovo.com.br/lula-lamenta-a-morte-de-hermeto-pascoal-talento-e-criatividade-incansavel/