24 de novembro de 2024
Maranhão recebe mais de 90 mil doses de novo imunizante
Compartilhe:

Com a inclusão da vacinação contra a Covid-19 para crianças de seis meses a menores de cinco anos no Calendário Nacional de Vacinação, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu a primeira entrega do Ministério da Saúde com 90.400 doses da vacina atualizada. A vacina Covid-19 Monovalente (XBB), da fabricante Moderna (Spikevax), foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A estratégia de vacinação contra a Covid-19 em 2024 adotada pelo Ministério da Saúde, em conjunto com os estados, definiu os critérios de vacinação de crianças de seis meses a menores de cinco anos, e também de 14 grupos prioritários.

“Com a chegada das doses, poderemos dar continuidade às ações de proteção da sociedade contra a Covid-19, principalmente dos idosos, imunocomprometidos gestantes, puérperas e crianças. É com esse objetivo que a Secretaria de Estado da Saúde continua a incentivar a população para que esteja atenta ao esquema vacinal de forma que o Maranhão continue avançando contra a doença”, afirmou a chefe do Departamento de Doenças Imunopreveníves da SES, Halice Figueiredo.

Para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, o esquema vacinal é de duas doses. A primeira dose da Monovalente XBB, moderna, e a segunda dose após quatro semanas da primeira dose, com a vacina Monovalente XBB. A partir de 5 anos, o esquema vacinal é de uma dose da vacina contra a Covid 19 com a Monovalente XBB.

A vacina para os imunocomprometidos a partir de 5 anos tem o esquema vacinal de três doses. Neste caso, a primeira dose com a Monovalente XBB, moderna; a segunda dose após quatro semanas da primeira dose. Já a terceira dose após oito semanas da segunda dose. A estratégia de vacinação orienta, ainda, que após completar o esquema primário, devem ser administradas anualmente duas doses da vacina, com intervalo mínimo de seis meses.

Fonte: https://centraldenoticiasbrasil.com/maranhao-recebe-mais-de-90-mil-doses-de-novo-imunizante-da-covid-19/