
Publicado por Adriana Nogueira
| Data da Publicação 09/07/2025 15:19
| Comentários: (0)
O lançamento do Jussara-K, está previsto para setembro, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). Será o primeiro satélite produzido no estado a ser colocado em órbita por meio de um voo comercial.
Segundo informações da Universidade Federal do Maranhão, o projeto é o resultado de uma parceria entre o Governo do Maranhão, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), e a UFMA. O Jussara-K foi desenvolvido para coletar dados ambientais, com aplicações que incluem monitoramento de queimadas e preservação da biodiversidade local.
Este é o primeiro satélite criado pela UFMA, um spin-off derivado do projeto Aldebaran, e tem a particularidade de ser o pioneiro a ser lançado diretamente da base de Alcântara, o que representa também o primeiro lançamento orbital comercial no CLA.
O nanossatélite integra o projeto “Desenvolvimento de um Cubesat Padrão 1U de Baixo Custo para Missão Alcântara em Órbita”, que envolve todas as fases — desenvolvimento, montagem, testes e integração ao lançador sul-coreano HANBIT-Nano, da INNOSPACE. Alunos do curso de Engenharia Aeroespacial da UFMA participam ativamente de todo o processo, promovendo uma formação prática e especializada na área.
O Jussara-K deverá orbitar a Terra a cerca de 500 km de altitude, alcançando velocidades aproximadas de 27.800 km/h.
Fonte: https://centraldenoticiasbrasil.com/2025/07/09/maranhao-se-prepara-para-lancamento-do-primeiro-nanossatelite/