21 de outubro de 2025
Nova pane em linha privatizada do Metrô torna a manhã
Compartilhe:

A privatizada Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo amanheceu com lentidão e os acessos às outras linhas foram fechados na manhã desta terça-feira (21) tornando a vida dos moradores da região metropolitana um verdadeiro caos. A linha transporta, por dia, cerca de 702 mil passageiros.

De acordo com a ViaQuatro, concessionária privada responsável pela linha, o problema se deu devido à uma instabilidade no sistema de sinalização. As composições, que não possuem condutor, passaram então a operar com velocidade reduzida e maior tempo de parada entre as estações Luz e Vila Sônia.

Por conta da falha, as transferências possíveis de serem feitas na Linha 4-Amarela foram fechadas: Linha 1-Azul, Linha 7-Rubi e Linha 11-Coral (estação Luz); Linha 3-Vermelha (estação República); Linha 2-Verde (estação Paulista); e Linha 9-Esmeralda (estação Pinheiros).

Embora a concessionária ViaQuatro tenha dito desde o início que se tratava de uma falha com lentidão nas chegadas e partidas dos trens, segundo reportagem da TV Globo, durante mais de uma hora, os passageiros contaram que nenhum trem circulou pela linha no trecho entre as estações Luz e Vila Sônia. Muitas estações da Linha 4-Amarela tiveram o fluxo de passageiros interrompido na catraca.

Passageiros tentam embarcar na estação Pinheiros – Aloisio Mauricio/www.fotoarena.com.br

O sistema PAESE, com ônibus de apoio para os passageiros, foi acionado entre as estações Luz e Vila Sônia. Mas somente 34 ônibus foram mobilizados, dificultando o embarque da população.

Uma mulher chegou a desmaiar no empurra-empurra do embarque nos veículos do Paese. Ela bateu a cabeça no chão e torceu o pé. Teve que ser atendida por duas motos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

“Saí 6h da manhã para um compromisso importante hoje no autódromo. Pego a Linha Amarela porque tenho que descer em Pinheiros. O que deixa a gente mais indignado é que, no metrô já poderiam nos alertar, passar informação, avisar. Oh, sr governador, o senhor que vive privatizando as linhas, todo ano aumento, cadê o respeito pela população de São Paulo que não tem o mínimo que é informar a população quando os metrôs parados?”, disse a usuária Sheila, que estava esperando um veículo do Paese havia mais de uma hora na Luz.

Por meio de nota, a ViaQuatro “lamentou os transtornos causados pela instabilidade registrada no sistema de sinalização da Linha 4-Amarela na manhã desta terça-feira (21) e reforça que, desde as 4h40, a circulação dos trens não foi interrompida em nenhum momento”.

“Durante todo o período, as equipes da concessionária atuaram para controlar o fluxo de pessoas, adotando medidas como o fechamento temporário de transferências para garantir mais segurança e fluidez no sistema. Em um esforço para evitar o excesso de pessoas nas plataformas e melhorar a fluidez, alguns agentes informaram, de forma equivocada, que a circulação estava paralisada”, afirmou a empresa.

O caos no transporte coletivo refletiu no trânsito da capital paulista. Às 9h, por exemplo, foram registrados 646 km de congestionamento nas ruas de São Paulo, acima do normal para o horário. O fechamento agravou o caos no transporte público na manhã desta terça. Estações das demais linhas de metrô também ficaram abarrotadas.

Fonte: https://horadopovo.com.br/nova-pane-em-linha-privatizada-do-metro-torna-a-manha-dos-paulistanos-um-verdadeiro-caos/