3 de dezembro de 2025
Sabesp privatizada ignora decisão judicial e despeja esgoto em rio
Compartilhe:

A Sabesp privatizada continua a fazer despejo irregular de esgoto no Rio Pirapora, comprometendo a qualidade da água que abastece as torneiras da população em Araçoiaba da Serra (SP). A empresa afirma, porém, que o sistema de tratamento está operando dentro dos padrões legais e ambientais.

O Rio Pirapora é uma das principais fontes de abastecimento de Araçoiaba da Serra, Salto de Pirapora e Piedade. 

De acordo com informações do G1, análises recentes feitas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) revelaram níveis elevados de nitrogênio amoniacal na água, o que provocou interrupções no fornecimento em diferentes regiões da cidade.

Em decisão judicial, divulgada em fevereiro deste ano,a Sabesp foi obrigada a cessar o lançamento de dejetos sem tratamento, porém a situação permanece a mesma com presença a mesma com efluentes sendo despejado no Rio Pirapora, como divulgado em imagens da TV TEM.

O promotor do Ministério Público (MP), Marcelo Cassola, explicou que a denúncia da concessionária reforça as sucessivas interrupções da captação de água do rio, por conta da dificuldade em tratar, já que havia um excesso de matéria orgânica.

“Foram feitas perícias pela equipe técnica, que aplicou diversos autos de infração pelo manejo inadequado de esgoto na cidade de Salto de Pirapora. Houve, inclusive, a contribuição dos próprios municípios, as prefeituras de Salto de Pirapora e Araçoiaba da Serra, que estão bastante sensíveis ao tema. Então já farta a prova técnica, agora fica a cargo do juiz do processo decidir o que será feito”, disse.

De acordo com o MP, a degradação ao meio ambiente em função das ações não acontece por acaso e é omissiva, o que resulta no despejo irregular de esgoto doméstico no Rio Pirapora por conta do inadequado funcionamento de Estações Elevatórias de Esgoto (EEE) e de Tratamento de Esgoto (ETE) operadas pela empresa no município.

A investigação do MP, aponta que a responsável pelo captação de água em Araçoiaba da Serra quanto a Prefeitura de Salto de Pirapora notificaram a Sabesp dos problemas.

A Sabesp foi multada pela Cetesb em outubro de 2020. O rio passou por fiscalizações anuais entre 2020 e 2024, que chegou a afirmar que os problemas eram esporádicos.

Segundo os ofícios, a contaminação do manancial compromete  o tratamento de água,  o equilíbrio ambiental e coloca em risco a saúde de quem consome a água.

A Águas de Araçoiaba informou que reforçou o uso de produtos químicos na Estação de Tratamento de Água (ETA) Jundiaquara para tentar manter os padrões de potabilidade, mas alertou que as medidas emergenciais são para conter a contaminação do trecho onde está localizado o despejo de esgoto.

Fonte: https://horadopovo.com.br/sabesp-privatizada-ignora-decisao-judicial-e-despeja-esgoto-em-rio-do-interior-de-sao-paulo/