(Foto: Arquivo/Reprodução)
A população urbana de São Luís participará de um plebiscito, durante o primeiro turno das eleições deste ano, sobre a adoção ou não do passe livre estudantil na capital.
O pedido feito pela Câmara Municipal de São Luís, para a realização de um referendo, foi aprovada por unanimidade pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), em sessão nessa segunda-feira (08).
EA medida foi analisada pela Justiça Eleitoral após indicação apresentada pelo vereador Sá Marques (PSB), a pedido dos professores Franklin Douglas e Leonel Torres, autores de um abaixo-assinado apresentado e aprovado pela Casa Legislativa.
A proposição sugere que a consulta seja realizada concomitantemente com as eleições para saber a opinião da população ludovicense sobre a gratuidade nos ônibus para estudantes dos ensinos fundamental, médio, técnico, profissionalizante, de cursos pré-vestibulares, superior, educação de jovens e adultos, de faculdades teológicas e seminários.
De acordo com os educadores, o passe livre estudantil já é realidade em algumas cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, Fortaleza, São Paulo, Distrito Federal e Florianópolis.
Caso a população ludovicense decida, em sua maioria, pelo passe livre estudantil, o assunto sobre a regulamentação voltará a ser debatido na Câmara Municipal pelos parlamentares eleitos para a próxima legislatura, que se iniciará em 2025.
Fonte: https://centraldenoticiasbrasil.com/sao-luis-tera-plebiscito-sobre-passe-livre-estudantil-nas-eleicoes/