22 de abril de 2025
Saque-aniversário do FGTS está disponível para nascidos em janeiro
Compartilhe:

Nesta quinta-feira (6), o saldo retido no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) será liberado pela Caixa Econômica Federal, beneficiando 12,2 milhões de trabalhadores. A nova diretriz instituída por meio de uma Medida Provisória (MP) e assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na última sexta-feira (28) de pré-carnaval, deve injetar cerca de R$ 12 bilhões na economia brasileira.

Os trabalhadores beneficiados serão aqueles que aderiram ao saque-aniversário do FGTS e que tiveram seus contratos de trabalho suspensos ou rescindidos durante o período de 1º de janeiro de 2020 até 28 de fevereiro deste ano. Para que saque o saque seja garantido, é preciso que haja saldo na conta do FGTS vinculada ao contrato de trabalho.

O repasse contempla trabalhadores que foram demitidos sem justa causa ou tiveram rescisão por falência, falecimento do empregador individual, nulidade do contrato ou extinção normal do contrato a termo, assim como temporários e avulsos. Casos como demissões indiretas, por culpa recíproca ou força maior, também enquadram-se entre os contemplados.

Os pagamentos serão realizados de maneira automática na conta bancária registrada no aplicativo do FGTS. Caso o contemplado não possua uma conta informada, será disponibilizado um saque do valor com o Cartão Cidadão e senha em lotéricas e terminais de autoatendimento. Aqueles que não possuem o Cartão Cidadão, terão que se encaminhar a uma agência da Caixa com documento de identificação e carteira de trabalho para efetuar o saque.

A liberação do saldo retido do FGTS é uma tentativa do governo de incentivar o consumo e aliviar complicações financeiras dos trabalhadores, especialmente devido o cenário econômico atual do país.

Leia também:

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/03/122-milhoes-de-trabalhadores-serao-beneficiados-pelo-saque-aniversario-do-fgts-nesta-quinta-06/