O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou o avanço do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre de 2024, que teve um crescimento de 0,8% em comparação com o último trimestre do ano anterior, após dois trimestres consecutivos de estabilidade.
O PIB chegou a R$ 2,7 trilhões, com um crescimento de 2,5% nos últimos 12 meses.
Segundo o presidente, esse avanço foi impulsionado pelo aumento do consumo das famílias e dos serviços, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Lula também mencionou a previsão do Fundo Monetário Internacional (FMI) de que o Brasil subirá para a 8ª posição no ranking dos maiores PIBs mundiais, demonstrando que o país está no caminho certo.
O crescimento de 0,8% no PIB no primeiro trimestre de 2024 em relação ao trimestre anterior representa uma retomada após o recuo no final do ano passado.
Esse resultado é o maior desde o segundo trimestre de 2023, quando a economia cresceu 0,9%.
O Ministério da Fazenda destacou que o resultado foi influenciado pelo crescimento acima do esperado dos serviços, devido à expansão da massa de rendimentos, concessão de crédito e pagamento de precatórios.
O comunicado ressaltou que o Brasil ocupa posições significativas no G20 em relação ao PIB, sendo 5º na margem, 8º na comparação interanual e 7º no acumulado em quatro trimestres.
Dentre os países do G20, Turquia, China, Arábia Saudita e Coreia do Sul lideram o ranking na margem. O G20 é composto pelas maiores economias do mundo.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2024/06/373844/