14 de outubro de 2025
4ª Mostra PraCine leva cinema ao ar livre e formação
Compartilhe:

Pela primeira vez, São José de Ribamar recebe a Mostra PraCine de Cinema e Audiovisual, um projeto que tem como propósito aproximar o público do cinema nacional e ampliar o reconhecimento das produções maranhenses.

Em sua 4ª edição, a PraCine reafirma seu compromisso com a democratização do acesso ao audiovisual, a valorização da cultura local e o estímulo ao diálogo entre comunidades, realizadores e espectadores. O evento, que transforma praças e espaços públicos em salas de cinema ao ar livre, chega à cidade balneária entre os dias 15 e 18 de outubro, com oficinas gratuitas e exibição de filmes premiados.

A edição de 2025 é uma realização da Maranhezza Produções e da Kasarão Filmes, com recursos da Lei Paulo Gustavo. O projeto conta com apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão (SECMA), Governo do Maranhão, Ministério da Cultura e Governo Federal.

“Realizaremos a segunda etapa da mostra PraCine em São José de Ribamar, com quatro dias de programação, incluindo uma oficina gratuita de cinema e a exibição de produções maranhenses e nacionais. É um encontro de partilha, reflexão e celebração do nosso potencial criativo no audiovisual”, destaca Nat Maciel, diretora da Maranhezza Produções e idealizadora da mostra.

Entre os dias 15 e 17 de outubro, das 8h às 12h, o Espaço Curiar, localizado na Avenida Clodomiro Cardoso, no bairro Moropoia, sediará a Oficina de Cinematografia e Edição de Vídeo para Novos Cineastas. A formação será conduzida pelos diretores de fotografia Jéssica Lauane e Jonas Sakamoto, profissionais atuantes no cenário audiovisual maranhense. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas.

O encerramento da etapa em São José de Ribamar acontece no sábado, 18 de outubro, a partir das 17h, na Praça do Jardim Tropical, com uma feirinha criativa, brinquedos infantis e, às 19h, a exibição dos filmes. Entre os destaques, está o curta paraense “Boiuna”, grande vencedor do 53º Festival de Cinema de Gramado (2025), premiado nas categorias Melhor Direção, Melhor Atriz e Melhor Fotografia. Inspirado nas lendas amazônicas, o filme também recebeu o Prêmio Itaú Cultural Play no Festival Olhar do Norte.

A programação inclui ainda os curtas “Vipuxovuko-Aldeia” (Dannon Lacerda), “Estudo para uma pintura o lavrador de café” (Desali e Rafael dos Santos Rocha), “Onde a maré me leva” (Luan Santos) e “Saudade Verde”, produzido durante a oficina da 1ª etapa da mostra, em Anajatuba. Também serão exibidos videoclipes de artistas maranhenses, como Núbia, Klícia, Gugs e Zeca Baleiro, e Criola Beat, seguidos de um bate-papo com realizadores sobre os processos criativos e a força dos videoclipes na cena cultural local.

O encerramento da noite contará com uma apresentação do tradicional Boi Tremor da Campina, celebrando a mistura entre cinema, música e cultura popular.

Criada em 2015, a PraCine nasceu com o objetivo de levar o cinema para além das salas tradicionais, ocupando espaços públicos e estimulando a formação audiovisual em comunidades. Em 2025, o projeto reafirma seu caráter itinerante: após passar por Anajatuba, onde reuniu mais de 250 pessoas na praça central, chega agora a São José de Ribamar e encerrará o ciclo em São Luís, na comunidade de Rio dos Cachorros, de 7 a 9 de novembro.

“A PraCine tem se tornado um espaço de formação e celebração da diversidade cultural. As oficinas despertam o interesse pelo audiovisual entre jovens e comunidades, enquanto as sessões ao ar livre resgatam o encanto de assistir a um filme coletivamente, de forma gratuita e acessível”, explica Josh Baconi, da Kasarão Filmes, co-produtor da mostra.

Reunindo cinema, música, arte e formação, a 4ª Mostra PraCine reafirma o poder do audiovisual como ferramenta de transformação e de fortalecimento da identidade cultural maranhense.

A programação completa está disponível no Instagram oficial da mostra: @pracine.ma.

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/10/4a-mostra-pracine-leva-cinema-ao-ar-livre-e-formacao-audiovisual-a-sao-jose-de-ribamar/