
Durante o período de 6 a 9 de maio, em Brasília (DF), foi realizada a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, com debates focados no combate à emergência climática no Brasil. Representando o Governo do Maranhão, através da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), a advogada Liene Pereira conquistou duas propostas aprovadas entre os cinco eixos temáticos presentes durante as discussões do evento.
As propostas da conferência nacional foram voltadas aos eixos: Mitigação, adaptação e preparação para desastres; transformação ecológica; justiça climática; governança e educação ambiental.
“Participamos do grupo de trabalho responsável pela elaboração de propostas cujo foco estava pautado na justiça climática. Debatemos e pontuamos soluções para resolver problemas socioambientais, propondo sugestões para a resolução dos problemas apresentados”, ressaltou Liene Pereira.
A advogada faz alertas para duas propostas apresentadas durante o evento. A primeira delas esta relacionada a criação de fundos climáticos com gestão participativa para apoiar ações socioambientais e comunidades vulneráveis. Já a segunda, esta relacionada a implementação de tarifas sobre grandes quantias para financiar iniciativas climáticas e sociais.
“A proposta é taxar grandes fortunas para financiar ações contra a crise climática — como adaptação, segurança alimentar e proteção ambiental, especialmente em comunidades vulneráveis. Sugerimos criar fundos climáticos em todos os níveis de governo, com participação das comunidades”, disse.
Para o presidente da AGEM, Leônidas Araújo, o envolvimento e participação da secretaria destaca o compromisso e a responsabilidade de uma gestão que privilegia as estratégias de resolução dos problemas climáticos. “Nosso corpo técnico é extremamente capacitado para promover ações e ideias criativas para o enfrentamento aos problemas climáticos, sempre pautado nas diretrizes do governador Carlos Brandão”, disse.
Conferência Nacional do Meio Ambiente
A primeira etapa da Conferência Nacional do Meio Ambiente aconteceu em dezembro de 2024. Na ocasião, Liene Pereira esteve presente em fóruns de discussão, encontros online e conferências municipais e intermunicipais. Na oportunidade, a servidora da AGEM foi eleita delegada na Pré-conferência da Região Meso Norte, no segmento Poder Público Estadual.
“Com o esforço de todos conseguimos realizar mais de 900 conferências no país, com mobilização de 2.570 municípios. Foi gratificante participar desta fase, momento importante antes da realização da CNMA”, disse Liene Pereira.
De acordo com a advogada, foram realizadas conferências estaduais em inúmeras regiões do Brasil. No estado do Maranhão, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) ficou responsável pela elaboração da iniciativa.
“As pautas discutidas durante o encontro focaram nas medidas para reduzir mudanças climáticas, apuração de propostas importantes que foram levadas para a etapa nacional, bem como a eleição dos delegados para participar da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente”, justificou Liene Pereira.
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/05/5a-conferencia-nacional-do-meio-ambiente-recebe-propostas-da-agem/