
A Eneva iniciou, em outubro, uma nova turma do curso de Letramento Digital, no Maranhão, por meio do projeto Elas Empreendedoras. A formação é voltada para 30 agricultoras do grupo HortCanaã, de Paço do Lumiar, e tem como foco a inclusão digital e o uso de inteligência artificial para fortalecer seus negócios.
Ao longo de dois meses, elas serão capacitadas em Letramento Digital, Marketing, Redes Sociais e ferramentas de IA, com o objetivo de profissionalizar suas vendas e de ampliar suas fontes de renda.
Com o conhecimento adquirido, as agricultoras poderão profissionalizar suas vendas, divulgar seus produtos nas redes sociais e utilizar ferramentas digitais para ampliar o alcance e a rentabilidade de seus negócios. A iniciativa fortalece a autonomia financeira das mulheres do campo e impulsiona a economia sustentável da região.
“É com muito orgulho que estamos iniciando mais uma turma de Letramento Digital no Maranhão, profissionalizando mais mulheres para que elas conquistem independência financeira e autonomia a partir do que já produzem. É mais uma conquista para o Elas Empreendedoras e para a Eneva”, afirma Elizabeth Teles, gerente de Responsabilidade Social da companhia.
Criado em 2020, o projeto Elas Empreendedoras já beneficiou mais de 540 famílias em todo o Brasil, com foco em empreendedorismo feminino e geração de renda, direcionado às mulheres em situação de vulnerabilidade social que residem em áreas de influência dos empreendimentos da Eneva. Com investimento total de R$ 3,5 milhões, o programa tem resultados expressivos: todas as participantes superaram a linha da pobreza extrema, com aumento de renda de até 500%.
A iniciativa de formação das alunas conta com a parceria da SoulCode Academy, uma edtech brasileira que tem como propósito democratizar a educação digital no Brasil, com a missão de gerar inclusão digital, impacto social, diversidade e renda. Sua metodologia é reconhecida por um modelo de aprendizado ágil e suportado por Inteligência Artificial (IA), integrando habilidades técnicas e interpessoais e ensino de inglês para tecnologia.
“O que vemos no Maranhão é o poder da transformação acontecendo nas próprias mãos dessas mulheres. Agricultoras, mães e empreendedoras que, por meio do letramento digital e da Inteligência Artificial promovidos pela SoulCode, estão descobrindo que a tecnologia não é um universo distante, mas uma ferramenta concreta para gerar renda, voz e autonomia. Elas representam a força que move o Brasil real, mulheres que sustentam suas famílias e agora se conectam à economia digital, ampliando o potencial de crescimento de toda uma região”, afirma Carmela Borst, CEO e cofundadora da SoulCode.
Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/10/agricultoras-de-paco-do-lumiar-recebem-cursos-de-letramento-digital-e-inteligencia-artificial/