
Nesta sexta-feira (28), sete planetas do Sistema Solar estarão visíveis ao mesmo tempo no céu. O raro fenômeno no espaço não se repetirá nesta década, tornando ainda mais especial o momento. Durante o evento espacial, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno poderão ser observados em uma mesma área do céu.
Apenas quatro destes planetas poderão ser vistos a olho nu, segundo estes especialistas: Mercúrio, Vênus, Marte e Júpiter irão poder ser avistados sem uso de aparelhos. Já para observar Urano e Netuno, será preciso a utilização de binóculos ou pequenos telescópios. Saturno será o mais difícil de visualizar, dependendo do horário e da posição no céu.
O alinhamento destes planetas estará posicionado de maneira mais adequada no horizonte logo após o pôr do sol, tornando assim este o melhor momento para admirar o raro fenômeno.
Regiões afastadas da poluição luminosa das cidades possuem melhores condições para observar o evento. Aplicativos de astronomia, tais quais SkySafari e Stellarium, podem ajudar Para localizar os planetas, existem alguns aplicativos que podem auxiliar nesta atividade, como SkySafari e Stellarium.
Leia também:
Planetas alinhados
Na prática, os astros não estarão de fato alinhados no espaço, no entanto irão parecer próximos quando visualizados da Terra.
O fenômeno acontece pois os planetas orbitam o Sol em diferentes velocidades e, em alguns momentos, se posicionam de modo que parecem estar agrupados.
As melhores condições de visibilidade do alinhamento variam em datas diferentes dependendo da localização. Por exemplo, a melhor visibilidade em Tóquio foi na segunda-feira (24). Já nos EUA em Nova York, foi ontem na terça-feira (25), e em Londres, a melhor visibilidade do evento será neste domingo (2) e, em São Paulo, na terça-feira (4).
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/02/alinhamento-planetario-podera-ser-observado-a-olho-nu-nesta-sexta-feira-28/