15 de agosto de 2025
Alunos do Colégio Militar Tiradentes I conquistam 1º lugar no
Compartilhe:

Alunos do Colégio Militar Tiradentes I – CMT I, unidade São Luis-MA, conquistam 1º lugar em competição internacional da educação e da ciência, FIRA RoboWorld Cup 2025, realizado em Daegu.

O evento que acontece até dia 15 de agosto na Coreia do Sul, reúne cerca de 900 participantes de aproximadamente 20 países.

O Roboworld Cup FIRA (Federação da Associação Internacional de Esportes Robóticos) é um dos maiores eventos de robótica do mundo, onde equipes de diversos países competem em diversas modalidades, demonstrando desafios que combinam engenharia, lógica, programação e criatividade. As competições que envolvem futebol de robôs, resgate e desafios industriais visam promover o avanço da tecnologia e inovação, além de estimular o intercâmbio de conhecimento entre os participantes.

No 3° dia de competição, foi o dia da modalidade Cliff Hanger, categoria HeavyWeight (peso-pesado), modalidade que os alunos do CMT-I são os melhores do Brasil e desta vez conquistaram o 1° Lugar no geral da categoria. A prova foi dividida em três fases, os alunos ficaram em 2º lugar nas primeiras fases, classificando-se para a principal, em que obtiveram o 1º lugar.

Os cinco integrantes da equipe do CMT I, responsáveis pela conquista mundial na categoria, foi liderada pelo professor José Sóstenes dos S. Costa. Integram a equipe os alunos Huan Lin Fui, Maurício Calvet Lemos dos Santos, Sabino Lopes Pinheiro e Sophia Andrade de Souza.

A equipe já havia se destacado desde o primeiro dia, quando ficou em quarto lugar na prova de “Missão Impossível”, atrás apenas de três equipes de escolas chinesas. No segundo dia, terça-feira, brilhou no primeiro lugar na mesma modalidade numa prova que desafia os competidores a usarem habilidades de raciocínio, programação, estratégia e os mais variados conhecimentos de robótica educacional.

A prova exige que os alunos usem sua imaginação e criatividade na resolução de diversos problemas. As tarefas são apresentadas na hora, e os participantes têm pouco tempo para sua realização. Neste ano, essa modalidade foi dividida em quatro fases: cada uma delas traz desafios que devem ser superados em conjunto com outras equipes ou individualizado. No mesmo dia, a equipe vencedora é premiada, assim, na cerimônia de encerramento, a equipe que acumular mais vitória será a grande campeã, havendo grandes possibilidades do CMT I estar entre os primeiros colocados.

As disputas foram acirradas e mais uma vez após seletivas rigorosas e ritmo intenso de treinamento, o CMT-I é destaque, superando países com tradição na modalidade como China, Irã, Japão e Rússia.

Para o diretor do CMT-I, tenente-coronel Jorge Ricardo, o resultado é fruto de um trabalho de equipe e apoio fundamental do governo do estado e do comandante-geral da PMMA. “Dessa forma, com muito treinamento e dedicação, seguimos na competição buscando ocupar os lugares mais altos do pódio”, finalizou o diretor.

*Fonte: Governo do Maranhão

Fonte: https://oimparcial.com.br/tecnologia/2025/08/alunos-do-colegio-militar-tiradentes-i-conquistam-1o-lugar-no-mundial-de-robotica-na-coreia-do-sul/