O América FC conquistou neste final de semana o título de campeão maranhense de futebol Sub 14. O time enfrentou o Comercial no último domingo (19), no Estádio São Bernardo, venceu a partida por 3×0 e levantou a taça da categoria Sub 14. Os gols da partida foram marcados por Pietro, Jhone e Nelio.
Mesmo com pouco tempo de treino, a equipe conseguiu com uma campanha bem organizada chegar à final do maranhense. Para o treinador do Sub 14, Guilherme Mendes, o título do América veio para coroar o que trabalho que vem sendo realizado no futebol de base do Maranhão.
“Eu já fui campeão duas vezes em outra modalidade, o Fut 7, tanto quanto no Sub-15, quanto no Sub-13. Então, acho que esses quatro anos de experiência que eu tenho já dentro do futebol vieram pra agregar, pra chegar esse momento. É muito importante para o clube, que chegou agora a pouco tempo e já chegamos conquistando um título. É o início de um trabalho promissor, mostrando pra todo mundo que o trabalho vem sendo bem feito e que é só o começo de muitas coisas que a gente tem planejado daqui pra frente pro América”, concluiu o treinador.
O meio de campo Miguel Viana comemorou emocionado a vitória e o título. “No começo, ninguém acreditava na gente. Começamos mal no campeonato. Mas com os treinos nós começamos a jogar com confiança. É uma emoção única, ver o que a gente tanto trabalhou, conquistando aquilo”, finalizou.
O time Sub 13 também saiu vitorioso na competição. O América FC encerrou a participação no campeonato maranhense no último sábado (18) ao perder por 3×0 para o IAPE, em partida realizada no Estádio São Bernardo. Mas conquistou o vice campeonato. O treinador do time do América sub 13, professor Apolônio, mais conhecido como “Baby”, destacou o grande potencial dos atletas como fator chave para o resultado final.
“Claro que tivemos dificuldades. A gente sabia que não seria fácil. Muitas equipes, muitas no auge querendo o título, é um campeonato muito disputado. Tempo curto de preparação, atletas de várias escolinhas, porém 22 jovens determinados pra gente alcançar esse objetivo. A gente tem um elenco muito bom, que todo treinador queria ter. Mexemos nas peças favoráveis em campo, ajustes e fizemos grandes partidas, grandes jogos. A gente vem desde a primeira partida se ajudando, com a realização de amistosos para a equipe se conhecer e se adaptar. O apoio da diretoria do clube também pesou. Isso foi fundamental. Foi muito gratificante chegar na semifinal invicto. Pela trajetória do América, já somos campeões” concluiu Apolônio.
Para o jovem Marcos de Oliveira Ribeiro, 13 anos, ter alcançado o vice campeonato pelo América FC foi resultado de muito esforço. O garoto arriscou os primeiros chutes no futebol aos 9 anos de idade e de lá para cá não parou mais. Jogando na posição de meio campo, o jovem atleta foi o artilheiro do campeonato Sub-13, com sete gols no estadual.
“Foi um sentimento de felicidade. Pouco tempo de treinamento, pouco tempo jogando juntos e já conseguimos fazer esse grande feito que foi sair como o vice-campeão do campeonato estadual, do campeonato maranhense. E eu sinto que a gente pode ir treinando juntos, podemos melhorar muito mais e chegar um mais longe”, frisou Marquinhos.
O América Futebol Clube foi fundado em 1986 mas foi reativado em setembro de 2024, com o objetivo de selecionar e formar potenciais jogadores para o mercado brasileiro e internacional. “Foi com este foco que iniciamos o Projeto América – Craques do Futuro. Nosso projeto nasce com o objetivo de formar jogadores, visando não fazer do América um time competitivo no estado, como também ser um celeiro de craques, colocar à disposição do mercado de futebol jovens com potencial de se tornarem “craques” dos grandes clubes nacional e mundial”, frisou o presidente do América FC, Adriano Márcio Cacique de New York.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/01/america-fc-conquista-o-titulo-do-estadual-2024-de-futebol-na-categoria-sub-14/