30 de dezembro de 2025
Bombeiros reforçam fiscalização em praias, rodovias e eventos no feriado
Compartilhe:

Entre reformas, ampliações e novas construções, o Governo do Maranhão vem promovendo um amplo processo de fortalecimento da segurança pública, com investimentos estratégicos no Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). Ao longo deste ano, foram 16 grandes obras entre inauguradas e em andamento, incluindo novas sedes de batalhões, companhias e colégios militares, ampliando a presença da corporação em todo o estado.

As ações fazem parte de um pacote de investimentos que vai além da infraestrutura física e inclui aquisição de equipamentos, renovação da frota e medidas de valorização do efetivo, tornando mais eficiente o trabalho dos bombeiros nas atividades de prevenção, combate a incêndios, salvamentos e atendimentos de emergência. A iniciativa também projeta melhorias contínuas para 2026.

Entre os principais projetos está a nova sede do Comando Geral do CBMMA, em São Luís. Localizado nas proximidades do Terminal Rodoviário, o prédio terá mais de 20 mil metros quadrados de área construída, distribuídos em três pavimentos, com salas administrativas, alojamentos, refeitório, banheiros, estacionamento, áreas adaptáveis e estrutura com acessibilidade. A atual sede, no bairro do Bacanga, seguirá em funcionamento, atendendo a região central da capital.

Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto, a obra representa um marco histórico para a corporação.

“Estamos falando de um investimento histórico, que garante melhores condições de trabalho aos bombeiros e reflete diretamente na qualidade do serviço prestado à população maranhense. Certamente, tivemos um ano com muito a comemorar no que se refere à expansão do Corpo de Bombeiros”, afirmou.

Ainda na capital, segue em construção a nova sede da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT), responsável por vistorias e inspeções. A unidade passará a funcionar no bairro Sítio Leal, na região do Coroadinho, ampliando a capacidade de atendimento do setor.

Interiorização amplia alcance do atendimento

No interior do estado, os investimentos reforçam a política de interiorização dos serviços. Em Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão, está prevista a implantação de um novo batalhão, que irá reforçar a atuação do já existente 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3º BBM).

Em Grajaú, segue a construção da nova sede da 6ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (6ª CIBM), em parceria com a prefeitura, ampliando o atendimento à população local e de municípios vizinhos.

“A interiorização das nossas unidades é estratégica para reduzir o tempo de resposta e salvar mais vidas”, destacou o comandante-geral.

Outros municípios também foram contemplados com novas estruturas. Barreirinhas passou a contar com a nova sede do 13º Batalhão de Bombeiros Militar (13º BBM); Colinas recebeu o 18º BBM; e Bacabeira foi contemplada com a 2ª Companhia de Busca e Salvamento.

Reformas, frota e ações sociais

Na Grande Ilha, diversas unidades passam por reformas e ampliações, como o Batalhão de Busca e Salvamento (BBS-Águias), o Batalhão de Emergência Médica (BBEM), o 1º e o 2º Batalhão de Bombeiros Militar, a Academia de Bombeiro Militar Josué Montello (ABM) e a sede da 1ª Companhia Especializada em Combate a Incêndio Urbano (1ª CIEBM). Em Paço do Lumiar, ocorre a reforma do 2º BBM; em São José de Ribamar, está em construção a nova sede do 10º BBM; e, em São Mateus, seguem as obras do 20º BBM.

Além da infraestrutura, o governo também reforçou a frota e os equipamentos da corporação, com a entrega de novas viaturas administrativas e operacionais para unidades do Comando de Área Sul, em Imperatriz, e para o Batalhão de Busca e Salvamento, em São Luís.

“O investimento em viaturas e equipamentos modernos é fundamental para dar suporte às nossas equipes. Tudo isso faz parte de um planejamento estratégico da gestão estadual, que prioriza a segurança da população e a valorização do bombeiro militar”, concluiu o coronel Célio Roberto.

O Corpo de Bombeiros também se destacou ao longo do ano pelo fortalecimento das ações sociais, com projetos como Bombeiros Mirim, Melhor Idade e Terapia Assistida com Cães, além da atuação na educação por meio da rede do Colégio Militar 2 de Julho, consolidando seu papel como instituição essencial à proteção e ao cuidado com a sociedade maranhense.

Fonte: Governo do Maranhão

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/12/ampliacao-do-corpo-de-bombeiros-fortalece-a-seguranca-publica-no-maranhao/