
Durante o programa Bom Dia, Ministra, da Empresa Brasil de Comunicação, desta terça-feira (23), a titular da Igualdade Racial, Anielle Franco, destacou os avanços na titulação de territórios quilombolas e reforçou a necessidade de integrar a regularização fundiária a políticas de proteção e infraestrutura. O Maranhão foi lembrado como parte importante nesse processo, já que concentra 24% das comunidades quilombolas do país.
Leia Mais
O jornal O Imparcial participou programa, que reúne jornalistas de todo o país, e questionou a ministra sobre como o governo pretende conciliar a titulação das terras com a segurança das comunidades, diante de frequentes episódios de violência.
Em resposta, Anielle citou as comunidades quilombolas de Alcântara como exemplo da articulação entre União, Estado e município.
“Acho que um exemplo maravilhoso sobre isso é Alcântara, que quando conseguimos resolver esse conflito, que o presidente, o governador e o prefeito vão até lá para titulação e conseguimos dar passos importantes, essa é a demonstração desse diálogo sobre a importância de resolver não só o conflito, mas de levar vida digna para aquelas pessoas que ali residem”, afirmou.
A ministra reforçou que as demandas das comunidades vão além da titulação em si e envolvem educação, saúde e infraestrutura.
“Uma das maiores solicitações também das comunidades de Alcântara era isso: uma UTI móvel pra lá”, lembrou.
Avanços nacionais
Desde 2023, foram expedidos 32 títulos de propriedade. Além disso, portarias de reconhecimento e Relatórios Técnicos de Identificação e Delimitação (RTIDs) tiveram crescimento em relação a anos anteriores. Para Anielle, a retomada das políticas públicas está corrigindo uma lacuna.
“Se você pensar que durante sete anos, desde o fim do governo da presidenta Dilma, ficamos estagnados, o avanço é significativo. O único quilombo que foi titulado nesse período foi por decisão judicial. Agora, conseguimos mais de 30 com diálogo e construção coletiva”, pontuou.
Ela também mencionou que o ministério criou uma plataforma de acompanhamento que permite às comunidades saber em qual etapa do processo de titulação seus territórios estão.
“Estivemos em todos os territórios quilombolas desse país, ouvindo e entendendo o que cada um precisava. Toda essa construção coletiva foi feita junto com os quilombolas para que nós pudéssemos saber aonde cada um precisava de maneira mais emergencial”, concluiu.
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/09/anielle-franco-fala-sobre-titulacao-dos-quilombolas-de-alcantara-durante-bom-dia-ministra/