
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da comercialização de diversos medicamentos e um suplemento alimentar por irregularidades relacionadas à fabricação, registro e segurança dos produtos. As resoluções foram publicadas no Diário Oficial da União na última sexta-feira, 18 de julho.
Entre os itens proibidos estão os medicamentos Colágeno + Vitamina C, L-Treonato de Magnésio, Espinheira Santa, além dos produtos conhecidos como Xarope da Vovó Isabel ou Xarope da Vovó. Segundo a Anvisa, esses produtos são comercializados sem registro, notificação ou cadastro na agência.
De acordo com a Resolução nº 2.703, os xaropes da Vovó são fabricados por empresa desconhecida, o que impede a rastreabilidade e fiscalização. Já os demais medicamentos têm como fabricante o Grupo Nutra Nutri Ltda, que não possui autorização de funcionamento junto à Anvisa.
Além dos medicamentos, a agência também proibiu a venda do suplemento alimentar Curcumyn Long, que, segundo a Resolução nº 2.705, não atende aos critérios técnicos estabelecidos pela legislação, especialmente quanto à forma de obtenção da substância.
Outro produto alvo da decisão é o insumo farmacêutico Dysport® (Toxina Botulínica A), 150 U, lote L42158. A empresa responsável, Beaufour Ipsen Farmacêutica Ltda, afirmou que não reconhece o lote como original, indicando se tratar de um caso de falsificação.
As decisões foram assinadas por Marcus Aurélio Miranda de Araújo, gerente-geral de Inspeção e Fiscalização da Anvisa, e determinam o recolhimento imediato dos produtos em todo o território nacional.
* Fonte: Agência Brasil
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/07/anvisa-suspende-venda-de-medicamentos-e-suplemento-alimentar/