5 de julho de 2025
Após 102 anos, Rio Sena é reaberto para nado público
Compartilhe:

Pela primeira vez em mais de 100 anos, os parisienses puderam mergulhar no Rio Sena neste sábado (5), após a liberação do local para o nado público. A iniciativa marca o retorno da prática desde 1923 e é resultado de uma ampla operação de despoluição impulsionada pelos Jogos Olímpicos de Paris, realizados em 2024.

Três pontos ao longo do Sena foram abertos para banho e devem receber mais de mil pessoas por dia até 31 de agosto, segundo autoridades locais.

“Estamos especialmente felizes por termos provado que os céticos estavam errados e por podermos cumprir os compromissos que assumimos inicialmente, em algo que era muito grande e muito complicado de realizar”, disse Pierre Rabadan, vice-prefeito de Paris.

A reabertura do rio ao público ocorre após intensos esforços para tornar a água segura para uso durante as competições olímpicas. O plano incluiu a conexão de milhares de residências à rede de esgoto, a modernização das estações de tratamento e a construção de grandes reservatórios para conter águas pluviais, evitando o extravasamento de esgoto em dias de chuva intensa.

Apesar de alguns atrasos causados por tempestades, que afetaram sessões de treino e o triatlo masculino, as provas ocorreram conforme o previsto, reforçando a confiança na qualidade da água. Agora, o Sena volta a ser um espaço de lazer para os moradores da capital francesa.

Diariamente, serão realizados testes de qualidade da água durante a temporada para nado público, com bandeiras verdes e vermelhas – semelhantes aos sistemas de segurança de praias – indicando se as áreas de natação estão abertas ou fechadas.

“Obviamente, se abrirmos a área é porque a água está em conformidade com os regulamentos, não representando absolutamente nenhum perigo para as pessoas que vão nadar”, disse Rabadan à Reuters.

Além dos três locais dentro de Paris, 14 áreas para nado público fora dos limites da capital serão instaladas nos rios Sena e Marne. Duas delas já foram abertas no Marne em junho.

Fonte: https://oimparcial.com.br/mundo/2025/07/apos-102-anos-rio-sena-e-reaberto-para-nado-publico/