12 de julho de 2025
Após afastamento do padre Raimundo Luzia, Igreja Menino Jesus de
Compartilhe:

Em um novo comunicado divulgado nessa quarta-feira, dia 9, o bispo da Diocese de Caxias, Dom Sebastião Lima Duarte, informou sobre a situação pastoral da Paróquia Menino Jesus de Praga depois do afastamento do padre Raimundo Luzia, por suspeita de abusar sexualmente de meninas na igreja do município de Timon. A decisão assinada pelo bispo de Caxias aponta  “evitar escândalos, defender a liberdade das testemunhas e garantir o curso da justiça”.

O padre foi proibido de celebrar publicamente a Santíssima Eucaristia e de exercer publicamente atos que requerem o poder de ordem sagrada.

“O processo canônico corre em segredo e até próxima semana será enviado tudo para o Dicastério da Doutrina da Fé, no Vaticano em Roma e caberá a esse serviço da Igreja proceder com restante da investigada e dar o veredicto final. Outro sim, nos atemos ao que rege as leis canônicas”, diz o comunicado assinado pelo bispo.

O bispo informa ainda que a comunidade paroquial Menino Jesus de Praga, no Parque Alvorada, não pode ser privada das atividades litúrgicas, dentre outras pastorais. Por isso, quem assumirá a paróquia nos O bispo informa ainda que a comunidade não pode ser privada das atividades litúrgicas, dentre outras que fazem parte das comissões pastorais. Por isso, quem assumirá a paróquia nos próximos dias será Padre Francielio dos Santos,  que inclusive já deixou a paróquia em que atuava, em São João dos Patos. O Diácono transitório Julian, de Parnarama, também irá para a paróquia Menino Jesus de Praga.

O  padre Raimundo Luzia era pároco na Igreja Menino Jesus de Praga, em Timon, e foi proibido de realizar celebrações. O afastamento dele foi divulgado no último dia 6. Veja o comunicado do afastamento:

“Eu, Dom Sebastião Lima Duarte, bispo diocesano de Caxias – MA, no uso das funções a mim atribuídas pela Santa Igreja em virtude do ministério que me foi confiado “com autoridade e poder sagrado” e unido plenamente ao múnus petrino exercido pelo Papa Leão XIV, considerando o que ensina a Carta Apostólica do Papa Francisco sob forma de Motu Próprio “Vos estis lux mundi” assinalando observância do sexto mandamento (Art.1) que deve considerar em relação ao clérigo Padre Raimundo Luzia Gonzaga de Sousa.

Faço saber a todos em conformidade com o Cân. 1722 que me obriga ouvir o promotor da justiça da diocese de Caxias – MA e citar o próprio acusado, também afastar do ministério sagrado para evitar escândalos, defender a liberdade das testemunhas e guardar o curso da justiça, resolvo fazê-lo em nome da justiça e da sã doutrina sendo: AFASTAMOS do uso de ordens o Padre Raimundo Luzia Gonzaga de Sousa do ministério sagrado de forma cautelar e provisória e lhe é restringido o exercício de qualquer ministério eclesiástico, sobretudo os poderes de celebrar a Santíssima Eucaristia e de exercer publicamente os atos que requerem o poder de ordem sagrada”.

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/07/apos-afastamento-do-padre-raimundo-luzia-igreja-menino-jesus-de-praga-tera-novo-paroco/