
A Argentina anunciou, nesta sexta-feira (16), a suspensão das importações de produtos e subprodutos de aves provenientes do Brasil. A decisão foi tomada após a confirmação de um foco do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja comercial localizada em Montenegro, no Rio Grande do Sul.
A medida preventiva foi comunicada pela agência sanitária argentina, o Senasa.
“O Senasa determinou, como medida preventiva, a suspensão das importações de produtos e subprodutos de aves do Brasil certificados como livres de IAAP. Em relação à genética avícola, continuará sendo permitida a entrada de aves de um dia e ovos férteis, desde que sejam provenientes de compartimentos oficialmente reconhecidos pelo Senasa como livres desta doença”, informou a agência.
O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango, tendo a Argentina como um dos principais destinos do produto. Além dos argentinos, China e União Europeia também anunciaram a suspensão temporária das compras, após o registro da doença.
Este é o primeiro foco de gripe aviária identificado no Brasil dentro de uma granja comercial. O Ministério da Agricultura reforçou que o vírus não é transmitido pelo consumo de carne de aves nem de ovos.
“A população brasileira e mundial pode se manter tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo. O risco de infecções em humanos pelo vírus da gripe aviária é baixo e, em sua maioria, ocorre entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves infectadas (vivas ou mortas)”, afirmou o ministro Carlos Fávaro.
Fonte: Correio Braziliense
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/05/argentina-suspende-importacoes-de-aves-do-brasil-apos-caso-de-gripe-aviaria/