Na sessão desta quinta-feira (18), a Assembleia Legislativa do Maranhão rejeitou, por uma margem de 18 votos contrários e 11 a favor, a concessão da Medalha do Mérito Manoel Beckman à ex-primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, que está programada para participar de um encontro do PL Mulher em São Luís no próximo sábado (20).
Paralelamente, a votação do projeto que concede o título de Cidadão Maranhense ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro foi adiada.
Ambos os projetos foram propostos pelo deputado Yglesio Moisés, que é conhecido por ser um dos maiores defensores do ex-presidente no parlamento estadual e que planeja concorrer à Prefeitura de São Luís com o respaldo do bolsonarismo.
Apesar do parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça, presidida pelo líder do Governo, Neto Evangelista, a matéria em homenagem a Michelle Bolsonaro foi rejeitada no plenário.
Dos 29 deputados que votaram, dez estavam ausentes, uma se absteve (a deputada Andreia Rezende), e a presidente da Casa, Iracema Vale, não votou.
Na votação, os seguintes deputados manifestaram-se contra:
- Antônio Pereira (PSB)
- Arnaldo Melo (PP)
- Carlos Lula (PSB)
- Florêncio Neto (PSB)
- Francisco Nagib (PSB)
- Glalbert Cutrim (PDT)
- Hemetério Weba (PP)
- Janaína Ramos (Republicanos)
- Jota Pinto (Podemos)
- Júlio Mendonça (PCdoB)
- Leandro Bello (Podemos)
- Neto Evangelista (União)
- Othelino Neto (PCdoB)
- Rafael Leitoa (PSB)
- Roberto Costa (MDB)
- Rodrigo Lago (PCdoB)
- Zé Inácio (PT)
Enquanto os seguintes deputados votaram a favor:
- Alan da Marissol (PRD)
- Aluizio Santos (PL)
- Ana do Gás (PCdoB)
- Ariston Ribeiro (PSB)
- Cláudia Coutinho (PDT)
- Drª Viviane (PDT)
- Edna Silva (Patri)
- Fabiana Vilar (PL)
- Fernando Braide (PSD)
- Mical Damasceno (PSD)
- Yglésio Moyses (PRTB)
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2024/04/assembleia-legislativa-do-ma-rejeita-concessao-de-medalha-a-michelle-bolsonaro/