
Nesta sexta-feira (21), cerca de 160 brigadistas do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau) participaram de uma simulação de evacuação do prédio, a atividade encerrou a formação da Brigada de Emergência do órgão. Após toda a evacuação do local, as pessoas foram encaminhadas para o estacionamento do prédio.
Durante o exercício, um princípio de incêndio simulado foi debelado no sétimo pavimento, com resgate de vítima. Uma viatura do Corpo de Bombeiros foi acionada e chegou ao prédio em apenas 5 minutos.
A formação da Brigada de Emergência é um objetivo da Diretoria de Segurança Institucional e Gabinete Militar do Tribunal de Justiça do Maranhão (DSIGM/TJMA), relacionada ao Plano de Logística Sustentável do Tribunal, fundamentada na Resolução nº 435/2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que assegura a Política e o Sistema Nacional de Segurança do Poder Judiciário. A atividade de treinamento dos 160 brigadistas foi realizada em parceria com o Corpo de Bombeiros (CBMMA) e Polícia Militar do Maranhão (PMMA).
Os professores Josilene Lima e Anderson Lopes, que estavam presentes no terceiro andar do Fórum de São Luís no momento da evacuação, também precisaram sair apressadamente com a orientação dos brigadistas. “Não fomos surpreendidos porque ao chegarmos pela manhã soubemos na recepção do prédio que haveria uma evacuação a qualquer momento. Saber que há uma brigada de emergência aqui nos deixa mais tranquilos, pois há pessoas treinadas para agir numa situação real, como um incêndio, por exemplo”, disse a jurisdicionada.
Tayla Lacerda, servidora da 8ª Vara Criminal, também teve que sair do 4º andar do prédio, com a ajuda dos brigadistas. “Todos os servidores tiveram que descer pelas escadas até o estacionamento, como se realmente estivesse ocorrendo um princípio de incêndio no fórum. É muito importante ter essa brigada de emergência aqui para sabermos como agir em situação de perigo concreto”, acrescentou.
Todo o prédio foi evacuado em aproximadamente 24 minutos, assim como a contagem de pessoas retiradas do prédio que também foi finalizada dentro deste curto período de tempo, incluindo a checagem de vítimas e chegada da viatura do Corpo de Bombeiros ao local. “Sempre podemos melhorar”, expressou Jonilson Duarte, capitão da 1ª Companhia Especializada de Combate a Incêndio do (CBMMA), que conduziu a atividade simulatória.

Com apoio dos cadetes da Academia Josué Montelo, que analisavam a atuação dos brigadistas durante a simulação, a equipe que organizou o curso de formação ressaltou detalhes importantes a serem revistos e aprimorados. Os brigadistas passarão por treinamento periódico.
“Nunca vivi uma situação real em que precisei auxiliar nos primeiros atendimentos a vítimas e também não tinha noção de como agir. Agora, com os conhecimentos básicos adquiridos no curso de formação da brigada já consigo auxiliar em casos como o vivido nessa simulação”, disse Josinaldo Cardoso, servidor do 1º Juizado Criminal e agora brigadista.
A juíza Andréa Perlmutter Lago, diretora do Fórum Des. Sarney Costa, também viu de perto a atividade e parabenizou os 160 primeiros brigadistas do órgão. “Nos sentimos mais seguros sabendo que agora contamos com uma Brigada de Emergência permanente formada de pessoas treinadas para atuar em situações de perigo”, afirmou a magistrada.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/02/atividade-de-evacuacao-simulada-e-realizada-no-forum-de-sao-luis/