
Cerca de uma tonelada de entorpecentes foi incinerada pela Segurança Pública do Maranhão nesta segunda-feira (31). O valor, avaliado em R$ 25 milhões, foi apreendido pela Polícia Civil, por meio da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc), em São Luís, ao longo do ano passado.
“A polícia do Maranhão tem realizado um forte trabalho no combate à criminalidade, especialmente ao tráfico de entorpecentes. As drogas incineradas hoje são parte de todo o montante apreendido no ano passado. Esta ação representa um duro golpe contra o crime organizado e os narcotraficantes”, destacou o secretário Maurício Martins.
Entre os entorpecentes incinerados estavam maconha, cocaína e crack, sendo que os dois últimos somaram a maior parte do volume, ultrapassando 500 kg. Todo o material foi transportado em um caminhão baú da sede da Senarc, no Bairro de Fátima, em São Luís, até uma carvoaria em Rosário, a cerca de 70 km da capital. O transporte foi realizado sob forte esquema de segurança.
-
Foto: Divulgação/ Polícia Civil do Maranhão -
Foto: Divulgação/ Polícia Civil do Maranhão
O delegado geral adjunto operacional da Polícia Civil do Maranhão, Éderson Martins, ressaltou a importância da incineração. “O combate ao narcotráfico só se conclui com a incineração das substâncias apreendidas, garantindo a efetiva retirada das drogas de circulação. Temos realizado um trabalho intenso nesse sentido e continuaremos intensificando nossas ações para enfraquecer cada vez mais o tráfico de drogas no estado”, afirmou.
Leia mais:
Além de eliminar as substâncias ilícitas, a incineração reforça o compromisso do Estado no enfrentamento ao tráfico. Todo o procedimento seguiu os protocolos legais, com o acompanhamento de autoridades competentes, garantindo transparência e segurança na destruição dos materiais.
Os entorpecentes incinerados nesta segunda-feira fazem parte de inquéritos instaurados e concluídos pela Senarc. “Essa incineração é resultado das ações repressivas deflagradas pela Polícia Civil em 2024, que levaram a grandes apreensões de drogas ilícitas, desestruturando organizações criminosas envolvidas no tráfico”, destacou o superintendente da Senarc, delegado Carlos Alessandro.
*Fonte: ASCOM/PC-MA
Fonte: https://oimparcial.com.br/policia/2025/03/avaliada-em-r-25-milhoes-uma-tonelada-de-drogas-e-incinerada-pela-policia/