Com as fortes chuvas que atingiram os quatro municípios que compõem a região metropolitana de São Luís, os problemas também vieram.
As chuvas começaram a cair nas cidades de São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar desde a noite da segunda-feira (13) e se estenderam até a manhã dessa terça-feira (14), deixando muitos estragos, prejuízos e transtornos.
Alguns bairros como Maiobão, Cohama, Vinhais, Mercado Central, entre outros, ficaram sem energia. Moradores da Avenida 2, no bairro Vinhais, relatam que estão sem energia desde a noite da segunda.
A primeira forte chuva em São Luís também atingiu também o Mercado Central, que ficou inundado, causando a falta de energia no local.
Vendedores ambulantes e comerciantes que trabalham na região enfrentaram dificuldades para iniciar o trabalho na manhã dessa terça. Em nota, a Equatorial Maranhão informou que o serviço foi sendo restabelecido de forma gradativa nos bairros.
Estrutura de quiosque é danificada na Madre Deus
Também na parte central da capital maranhense, mais precisamente no bairro da Madre Deus, registrou mais prejuízos.
O quiosque amarelo localizado no Largo do Caroçudo teve a estrutura do telhado danificada durante as fortes chuvas que caíram na Grande Ilha. Felizmente não houve feridos, apenas danos materiais.
Jacaré na Estrada da Mata
Na manhã desta terça-feira (14), durante as fortes chuvas que caíram na região metropolitana de São Luís, muitos transtornos foram registrados, como alagamentos, engarrafamentos, queda de muros, corpo achado e outros.
Além desses transtornos, a população também registrou alguns vídeos que viralizaram nas redes sociais, como um jacaré em meio ao trânsito parado na Estrada da Mata, e peixes que foram encontrados na pista, na Estrada de Ribamar.
Paço do Lumiar cancela festa de aniversário
Por causa da forte chuva, a Prefeitura de Paço do Lumiar cancelou a programação do aniversário de 64 anos da cidade. De acordo com a Prefeitura, “priorizaremos, neste momento, a segurança e o bem-estar da população. Diante disso, já estamos tomando as devidas providências para atender as demandas emergenciais causadas pelas chuvas”.
Mais chuva para os próximos dias
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a previsão para os próximos dias em São Luís é de chuva, com vento fraco a moderado. “Muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas” (Inmet).
Na Grande São Luís, segundo o Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), choveu cerca de 25% do que era previsto para todo o mês de janeiro em 9 horas. Nesta época do ano, segundo o NuGeo, há a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que atua até início de maio. Ainda de acordo com o NuGeo, o volume de chuva foi de 60,6 mm, da 00h até as 9h de ontem (14).
No interior
A parte teto do cinema Cinestar, localizado no Shopping Tocantins (Imperatriz), desabou durante uma sessão por causa da chuva na noite do dia 13, deixando algumas pessoas com ferimentos leves.
Segundo testemunhas, o incidente ocorreu na Sala 3, durante a sessão das 21h. O filme exibia uma cena de ação e, no momento da queda de parte do teto, a cena mostrava uma explosão.
As pessoas presentes na sala relataram que ficaram confusas, pois o estrondo do filme era semelhante ao barulho da queda do teto. Em nota o cinema informou que está realizando melhorias na estrutura.
De acordo com o Inmet, a previsão indica chuva em quase toda região Nordeste. Os maiores acumulados de precipitação nos últimos dias foram registrados nas estações de Amargosa (BA) com 150,8 mm, Imperatriz (MA) com 145,8 mm, Alto Parnaíba (MA) com 116,2 mm e Cabrobó (PE) com 116,2 mm.
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/01/bairros-ficam-sem-energia-durante-chuvas-em-sao-luis/