Cerca de 450 famílias foram afetadas diretamente pelos alagamentos causados por temporais em Barreirinhas, na região dos Lençóis Maranhense, a 260 km de São Luís. 150 delas tiveram que deixar suas casas. Segundo o Secretário de Meio Ambiente do Município – Rafael Freitas – em relato à imprensa, a cidade vem enfrentando dificuldades após as fortes chuvas.
A prefeitura de Barreirinhas também não consegue chegar localidades atingidas na zona rural, pois estima-se que 15 pontes estejam submersas. A população cobra apoio do Governo do Estado, com a doação de cestas básicas e de água, e apoio da Defesa Civil para chegar as áreas afetadas.
Nas redes sociais, a Cruz Vermelha do Maranhão está envolvida com campanha de arrecadação, tendo disponibilizado pontos de coleta de doações em São Luís:
35 municípios decretaram situação de emergência em todo o Maranhão. Embora o volume da água tenha baixado, a cidade ainda sofre com as consequências das chuvas. À imprensa, moradores relataram que ao menos 15 bairros ainda estão sendo afetados devido às últimas chuvas na região. (Mais após a lista)
Veja a lista de municípios afetados:
- Formosa da Serra Negra
- São Roberto
- São João do Sóter
- Tuntum
- Monção
- Pindaré-Mirim
- Conceição do Lago Açu
- Lago da Pedra
- Lagoa Grande do Maranhão
- Carutapera
- Governador Nunes Freire
- Boa Vista do Gurupi
- Trizidela do Vale
- Cantanhede
- Palmeirândia
- Bacabal
- Jenipapo dos Vieiras
- Cachoeira Grande
- Buriticupu
- Arari
- Satubinha
- Anapurus
- Grajaú
- Barreirinhas
- Colinas
- Matões do Norte
- Pedro do Rosário
- Peri Mirim
- Tufilândia
- São Bento
- Barra do Corda
Governo do Maranhão nega alagamentos
Apesar dos dados divulgados, imagens feitas e presença de equipes de TV tendo registrado a situação em Barreirinhas, o Governador do Maranhão Carlos Brandão ressaltou – em suas páginas oficiais nas redes – que nenhuma cidade do Maranhão está coberta pelas águas, segundo a Coordenação de Proteção e Defesa Civil. Brandão informou ainda que todas as famílias que estavam desabrigadas já retornaram para suas casas.
“Temos 30 municípios em situação de emergência, em que a própria gestão municipal consegue atuar, e os decretos municipais têm período de seis meses de duração; apenas um município decretou estado de calamidade pública, Santa Inês, em razão de uma rodovia federal ter sido cortada. A cidade recebeu todo apoio do governo federal e do nosso Governo do Maranhão”, postou o governador.
Na manhã de hoje (10), o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros do Maranhão – Célio Roberto – reforçou o anúncio do governador:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2024/05/barreirinhas-chuvas-ja-afetaram-450-familias-segundo-defesa-civil-e-autoridades-municipais/