1 de novembro de 2025
Bibliotecas e faróis do saber de mais de 100 municípios
Compartilhe:

Para celebrar o Dia Nacional do Livro, o Maranhão começou a receber um rico acervo bibliográfico do Programa PNLD + Bibliotecas, iniciativa federal dos Ministérios da Cultura e da Educação. No estado, toda a articulação, o mapeamento e o monitoramento vêm sendo realizados pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, coordenado pela Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), órgão da Secretaria de Estado da Cultura (Secma).

Podem receber os acervos as bibliotecas públicas, faróis do saber e bibliotecas comunitárias cadastradas no Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas. Até novembro deste ano, mais de 100 municípios maranhenses serão contemplados com títulos que buscam ampliar os acervos locais. Somente na capital, 11 bibliotecas serão beneficiadas: a Biblioteca Pública Benedito Leite, a Biblioteca Municipal (localizada no Bairro de Fátima) e outras nove bibliotecas comunitárias. Cada uma delas receberá 500 livros por ano, garantindo a renovação periódica dos acervos.

A diretora da BPBL, Aline Nascimento, destaca: “A chegada desses livros representa um avanço significativo na democratização do acesso à leitura e ao conhecimento. As novas obras renovam e fortalecem os acervos, oferecendo aos leitores materiais atualizados, diversificados e adequados a diferentes faixas etárias e interesses. A diversidade de títulos é fundamental para o processo de alfabetização e letramento, pois desperta o prazer de ler, amplia o vocabulário e desenvolve a compreensão de mundo.”

Segundo Aline, a diversidade de vozes, estilos e histórias permite que leitores e leitoras de todas as idades se reconheçam e se emocionem com as narrativas, interpretando a realidade com mais sensibilidade e criticidade. Desse modo, as bibliotecas se consolidam como espaços vivos de formação leitora, promovendo não apenas a alfabetização, mas também o encantamento permanente pelo livro e pela leitura.

“A leitura é essencial para o desenvolvimento pessoal e emocional de jovens e adultos, pois amplia horizontes, estimula o pensamento crítico, desperta a sensibilidade e fortalece a empatia. Ao mergulhar em livros, o leitor entra em contato com diferentes realidades, aprende a lidar com as próprias emoções e encontra, na palavra escrita, um espaço de reflexão e acolhimento. Nesse processo, as bibliotecas cumprem um papel fundamental: são lugares de encontro, partilha e descoberta, onde o conhecimento ganha vida e a leitura se torna experiência transformadora. Mais do que repositórios de livros, elas são espaços de humanização, onde cada leitura contribui para formar cidadãos mais conscientes, sensíveis e preparados”, afirma.

Veja abaixo as bibliotecas e faróis do saber que já receberam as obras:

Santa Inês – Farol do Saber
Mirinzal – Farol do Saber e Biblioteca Pública Municipal
Viana – Biblioteca Pública Municipal
Penalva – Biblioteca Pública Municipal
Cururupu – Farol do Saber
São Bento – Farol do Saber
Arari – Farol do Saber
Pindaré-Mirim – Farol do Saber
Cedral – Biblioteca Pública Municipal
Centro Novo do Maranhão – Farol do Saber e Biblioteca Pública Municipal
Bom Jardim – Biblioteca Pública Municipal
Carutapera – Farol do Saber
Trizidela do Vale – Biblioteca Pública Municipal
Guimarães – Farol do Saber
Buriticupu – Farol do Saber
São Luís – Biblioteca Pública Benedito Leite, Biblioteca Pública Municipal José Sarney e Biblioteca Comunitária Ricardo Ortiz

*Fonte: Governo do Maranhão

Fonte: https://oimparcial.com.br/educacao/2025/10/bibliotecas-e-farois-do-saber-de-mais-de-100-municipios-do-maranhao-recebem-ampliacao-no-acervo-de-livros/