9 de janeiro de 2026
Bloco da Imprensa 2026 homenageia os 100 anos do jornal
Compartilhe:

É grande a expectativa para as concentrações do tradicional Bloco da Imprensa 2026 cuja programação acontece nos três primeiros sábados de janeiro (dias 17, 24 e 31), durante o pré-Carnaval de São Luís, sempre a partir das 18h, no LAMPIÕES BUTECO localizado na Praça Antônio Lobo, no Centro Histórico. Esse ano, o bloco chega a sua 29ª edição e tem como tema os 100 anos do Jornal O Imparcial.

A programação terá atrações artísticas, homenagens especiais a profissionais da comunicação local e ampla cobertura de veículos de comunicação impressa, televisiva, radiofônica, meios digitais e nas redes sociais. Há 29 anos, o Bloco da Imprensa valoriza e divulga a maranhensidade do nosso carnaval, cultuando os ritmos, as cores e a alegria das nossas agremiações carnavalescas, dos fofões – personagens do carnaval de rua de São Luís e artistas locais.

O repertório conta ainda sucessos de todos os carnavais. As criações das logomarcas e publicidades do Bloco da Imprensa são assinadas pelo design e poeta Caoca Cruz e os temas anuais são de autoria do jornalista e design Célio Sérgio, de O Imparcial.

O jornal é o mais antigo em circulação no Maranhão. Sua sede mudou da Rua Afonso Pena para a Avenida Castelo Branco, no retorno do São Francisco, em seguida para o Renascença II, então sua sede própria. A programação terá atrações artísticas, homenagens especiais a profissionais da comunicação local e ampla cobertura de veículos de comunicação impressa, televisiva, radiofônica, meios digitais e redes sociais.

(Reprodução/Redes Sociais)

Sobre a história do jornal O Imparcial
A primeira edição do jornal O Imparcial circulou no dia primeiro de maio de 1926 por iniciativa do empresário João Pires Ferreira, que transformou uma gráfica de sua propriedade com o irmão José Pires, em um jornal. Assim, nascia naquele dia, o principal jornal do Maranhão, que circula no estado ininterruptamente.

Assim, o empresário J. Pires, como ficou conhecido, quebrou um paradigma, ao levar ao leitor maranhense, um jornal sem comando de políticos, visto que, até então, só havia jornais pertencentes a alas governistas e oposicionistas, que se digladiavam ferozmente. J. Pires aproveitou o espaço em aberto para o jornalismo apartidário com a competência de levar ao leitor, a notícia com o equilíbrio da informação.

O Imparcial foi fundado no Beco da Pacotilha, onde funcionou até 1944, quando foi adquirido pelos Diários Associados de Assis Chateubriand, que o incorporou ao seu “império”, e mudou-se para o palacete de número 46 da Rua Formosa, hoje Rua Afonso Pena.

Em 1952 foi usado por Chateaubriand para atacar Adalgisa Néri e o Partido Comunista Brasileiro, que se organizavam contra seus planos políticos. O jornal é o mais antigo em circulação no Maranhão. Sua sede mudou da Rua Afonso Pena para a Avenida Castelo Branco, no retorno do São Francisco, em seguida para o Renascença II.

Jornalistas notáveis associados a “O Imparcial”
Ao longo de sua história, “O Imparcial” formou e empregou um vasto quadro de jornalistas que se tornaram figuras importantes na história do Maranhão:

  • José Pires Ferreira: Fundador do jornal em 1926, com o propósito de inovar a forma de fazer jornalismo no estado.
  • João Pires Ferreira: Irmão de José e co-fundador, que transformou uma gráfica de sua propriedade em um jornal.
  • Assis Chateaubriand: Figura influente na mídia brasileira e fundador dos Diários Associados, grupo ao qual “O Imparcial” se associou, chegando a ser eleito senador pelo Maranhão com apoio do jornal.
  • Pedro Freire:
  • Raimundo Borges:
  • Haroldo Silva:
  • Herberth de Jesus Santos : Jornalista, cronista, poeta, compositor e militante cultural. Escreve no JP TURISMO .
  • Célio Sérgio:
  • Nedilson Machado: Colunista social.
  • Felipe Klamt: Articulista político
  • Raimundo Garrone: Blogueiro

E, também, nomes como: Maria Inês Saboia, Luis Pedro, Raimundo Gojoba, Henrique Bóis, Jaqueline Heluy, Edvânia Kátia, Décio Sá, Marco Aurélio, Mirlene Bezerra, Zezé Arruda, Doriane Menezes, Katia Persovisan, Patrícia Cunha, Riba Um, Neres Pinto, Samartony Martins, Saulo Duailibe, Aline Louise, Suzana Beckman, Clodoaldo Corrêa, entre outros.

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2026/01/bloco-da-imprensa-2026-homenageia-os-100-anos-do-jornal-o-imparcial/