11 de janeiro de 2025
Bloco Tradicional Os Foliões vai às ruas e homenageia o
Compartilhe:

Unir a batucada tradicional do samba maranhense ao samba-reggae da Bahia. Essa É a proposta da edição 2025 do Dia do Caçador, considerado o maior baile a fantasia a céu aberto do carnaval maranhense, que será realizado pelo Bloco Tradicional Os Foliões nesse domingo (12), a partir das 16h.

Evento que já faz parte do calendário do carnaval de São Luís, o Dia do Caçador é esperado com bastante ansiedade e expectativa, pois se caracteriza como um grande encontro de grupos, artistas e brincantes e simpatizantes da arte carnavalesca na cidade. O evento se caracteriza pela originalidade e criatividade das fantasias, sendo que o baile tem um tema diferente a cada ano.

(Foto: Renato Durans)

O Caçador 2025 será uma celebração à cultura afro-brasileira, com homenagem ao Grupo Cultural Bloco Afro Olodum, considerado um dos grupos artísticos mais expressivos e representativos do mundo inteiro. Com 45 anos de fundação, o Olodum já se apresentou em diversos países, realiza um valioso trabalho sócio-cultural em Salvador e se destaca como um dos maiores blocos do carnaval brasileiro, tanto de rua quanto palco e trio elétrico.

A homenagem acontece justamente no momento em as duas entidades passam a desenvolver um importante intercâmbio artístico, com troca de saberes e realização de ações conjuntas em São Luís e na capital baiana. O mesmo já aconteceu em edições anteriores, com os bois-bumbás Caprichoso e Garantido (Parintins, AM) e o Grupo Pavulagem (de Belém, PA), que já foram temas do baile e com quem Os Foliões também realiza parcerias.

A concentração começará 15h em frente à sede do bloco, na Rua Cândido Ribeiro (Ou Rua das Crioulas), no Centro. A partir das 17h, o bloco sairá em cortejo, subindo para o Largo de São Tiago, Rua de São Pantaleão, Rua do Norte, Rua do Passeio e terminando na Madre Deus.

No repertório, sucessos do bloco e músicas de grupos e cantores maranhenses, sambas, marchinhas, MPM, clássicos do carnaval brasileiro e do reggae internacional. O minitrio Folia será comandado pelos cantores Teco Samba, Frank Hudson e Michele, além de convidados especiais.

Para participar da festa, basta criar uma fantasia ou visual nas cores preto, amarelo, vermelho e verde e cair na folia. A temática afro-brasileira e o universo Olodum já proporcionam infinitas possibilidades de criação inclusive com as tradicionais pinturas afro e muitos lookings ligados ao reggae.

Haverá uma homenagem especial também a um dos fundadores do bloco falecido em novembro do ano passado, o querido Mestre Waldete Cabeça Branca (irmão de Seu Walmir). A exemplo de seu irmão, Seu Waldete foi reconhecido e premiado como mestre da cultura brasileira em âmbitos municipal, estadual e nacional, tendo dedicado 75 de seus 86 anos ao bumba-meu-boi e ao carnaval maranhense destacando-se como um dos cantadores do Boi de Maracanã.

Mestre Waldete Cabeça Branca (Foto: Renato Durans)

Os Foliões, o Boi de Maracanã e o Centro Cultural Vale preparam inclusive, uma homenagem póstuma para o Mestre Cabeça Branca no mês de abril. Tanto o nome de Seu Waldete quanto de Mestre Walmir devem passar a denominar prêmios para o reconhecimento de mestres e artistas do cenário regional.

História

O segundo domingo de janeiro passou a ser chamado de O Dia do Caçador no início dos anos 90 pelo presidente-fundador do bloco, o saudoso mestre Walmir Moraes Corrêa. A data marcaria a primeira saída de rua oficial, quando o grupo iria em busca de novas emoções, alegrias e folias.

(Foto: Renato Durans)

Em 2024, o bloco sacudiu o Anel Viário com o tema Círio de Nazaré, Uma Procissão de Folias no Maranhão trazendo em seu desfile o secular festejo do Círio. Além do vice-campeonato da Prefeitura, conquistou seu 24º. Troféu Imprensa de Melhor Bloco (empatado com o Príncipe de Roma, Os Vampiros e Os Tremendões).

Em termos de passarela, Os Foliões possuem 12 títulos de campeão e 24 Troféus Imprensa – Júri Popular, além de dezenas de premiações nos mais diversos eventos culturais, tanto em nível de Brasil quanto exterior.

Pioneirismo

O Bloco Os Foliões sempre se destacou pelo pioneirismo, tendo sido o primeiro bloco de ritmo a ter mulheres em suas fileiras, apresentar-se fora do período carnavalesco, realizar projetos e ações socioculturais, ter extensões artísticas, gravar discos e vídeos, apresentar-se fora do Maranhão e o único a se apresentar no exterior, com participações e, festivais pelas Américas e Europa. Inclusive, esteve na programação da Copa do Mundo de 1998 na França, a convite do Conselho Internacional de Folclore (CIOFF).

Tema Carnaval 2025

Fogo e Água: A Renovação da Vida é o tema do Bloco Os Foliões para o carnaval de 2025.

Ao final de um ano com tanto perdas físicas e emocionais no mundo, em meio a catástrofes guerras e conflitos que tiveram o envolvimento direto do fogo e da água, o bloco cantará justamente o amor. A mensagem de que, mesmo com as diferenças, é possível caminhar junto, transformar e renovar, assim como o fogo e a água, que podem se unir para criar e renovar a vida.

O tema é de Daniel Campos (que também assina a fantasia), com texto de William Moraes Corrêa e Renato Durans. O samba-tema principal está sendo composto com muito carinho e sigilo, assim como o número de componentes. O bloco ensaia às terças e quintas, 20h e sábados, 16h, de forma itinerante pela cidade.

Projetos

Os Foliões se preparam para comemorar seu jubileu de ouro em 2026. Para festejar os 50 anos do bloco mais premiado do Maranhão, diversas ações serão realizadas durante os próximos dois anos, como exposições, oficinas, cursos, workshops, lançamentos de vídeos, espetáculos, viagens, intercâmbios, parcerias e lançamentos literários.

Há convites para novos festivais pelo Brasil e países da América Latina e Europa. E o desenvolvimento do Projeto Cultural Brasil –   Índia, que levará uma comitiva maranhense até Rishikesh e Nova Delhi para divulgar a arte do Maranhão em solo indiano.

Entre s patrocinadores desses projetos, destacam-se o CEUMA, os ministérios da Cultura e Turismo, Consulado/Embaixada da Índia, Câmara Comercial Brasil-Índia, Associação Amigos da Índia, Prefeitura de São Luís, Governo do Estado do Maranhão, Via Mundo Intercâmbio, Sindjusma, UFMA, Supermercados Mateus, Laboratórios Gemma Galgani, Comercial Oliveira, Sistema Mirante, TV Difusora, SESC, SEBRAE, CIOFF, Abrasoffa (Associação Brasileira dos Festivais de Folclore e Artes Tradicionais), ABAV Nacional, Casa Olodum, entre outros.

Reconhecimento 1996

No final de 2024, a Academia de Blocos Tradicionais do Maranhão e a Associação Maranhense de Blocos Tradicionais reconheceram o resultado do Troféu Imprensa de 1996 como o resultado oficial do desfile competitivo dos blocos de ritmo. Naquela ocasião, o poder público não realizou o desfile de passarela, que aconteceu no Anel Viário graças ao jornalista José Raimundo Rodrigues e à iniciativa privada.

Os blocos desfilaram normalmente e houve uma comissão julgadora. Os vencedores foram Príncipe de Roma, Os Foliões, Os Versáteis, Os Brasinhas, Os Tremendões, Reis da Liberdade e Vinagreira Show.

Dois momentos históricos foram registrados em 1996 sendo a primeira vez no Brasil que sete blocos terminaram empatados num desfile competitivo. E o segundo e que o Bloco Os Versáteis tornou-se o primeiro e único tetracampeão do carnaval maranhense.

Extensões Culturais

Os Foliões possuem as seguintes extensões culturais: Grupo Folias Juninas (criado em 1994), Raízes de Portugal (criado em 2000 e que estará completando 25 anos em 2025), Reisado Folias de Natal (1998) e o elenco teatral Histórias de Minha Terra.

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/01/bloco-tradicional-os-folioes-vai-as-ruas-e-homenageia-o-olodum/