
Empresas inovadoras terão acesso a R$ 56 milhões em recursos não reembolsáveis para desenvolver soluções da chamada indústria 4.0 voltadas a micro, pequenas e médias indústrias (MPMEs). O aporte é fruto de parceria entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
A indústria 4.0, também conhecida como Quarta Revolução Industrial, envolve a aplicação de tecnologias digitais avançadas para aumentar a produtividade e a integração das fábricas. Entre as inovações contempladas estão inteligência artificial, internet das coisas (IoT), big data, computação em nuvem, robôs colaborativos, cibersegurança, realidade aumentada e virtual, além da comunicação entre máquinas (M2M).
As inscrições para participar da concorrência pública vão até 12 de setembro e devem ser feitas pela plataforma do Senai. Serão selecionadas até 100 propostas, que deverão ser testadas em ambiente real de produção, envolvendo pelo menos 12 MPMEs.
Competitividade industrial
Segundo o diretor-geral do Senai, Gustavo Leal, a iniciativa é estratégica para acelerar a transformação digital no setor. “Acelerará a digitalização das indústrias brasileiras”, afirmou.
Já o diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, José Luis Gordon, destacou que o investimento é “fundamental para a competitividade da indústria nacional”.
Os recursos fazem parte do programa Brasil Mais Produtivo, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic). A iniciativa conta ainda com a participação do Sebrae, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), da Embrapii, da Finep e do próprio BNDES.
O Senai e o Sebrae, que executam parte das ações, integram o Sistema S, financiado por contribuições que incidem sobre a folha de pagamento das empresas.
*Fonte: Agência Brasil
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/brasil/2025/09/bndes-e-senai-destinam-r-56-milhoes-para-impulsionar-industria-4-0/