O ex-presidente Jair Bolsonaro confirmou a pré-candidatura de seu filho, o senador Flávio Bolsonaro, à Presidência da República em 2026. O anúncio foi feito por meio de uma carta, lida pelo próprio Flávio nesta quinta-feira (25), em Brasília.
No texto, Bolsonaro afirma que a decisão ocorre diante do que classifica como um cenário de injustiça e como forma de preservar a representação política de seus apoiadores. O ex-presidente está internado no hospital DF Star, onde passará por uma cirurgia para tratar uma hérnia inguinal.
“Diante desse cenário de injustiça, e com o compromisso de não permitir que a vontade popular seja silenciada, tomo a decisão de indicar o Flávio Bolsonaro como pré-candidato à Presidência da República em 2026”, escreveu Bolsonaro.
Na carta, o ex-presidente destaca os impactos pessoais e familiares de sua trajetória política e afirma que entrega ao filho a missão de dar continuidade ao que chama de um projeto iniciado antes mesmo de sua passagem pela Presidência.
“Entrego o que há de mais importante na vida de um pai: o próprio filho para a missão de resgatar o nosso Brasil. Trata-se de uma decisão consciente, legítima e amparada no desejo de preservar a representação daqueles que confiaram em mim”, diz outro trecho.
Bolsonaro também atribui a Flávio o papel de continuidade de seu legado político.
“Ele é a continuidade do caminho da prosperidade que iniciei bem antes de ser presidente, pois acredito que precisamos retomar a responsabilidade de conduzir o Brasil com justiça, firmeza e lealdade aos anseios do povo brasileiro”, afirma o ex-presidente.
Cenário eleitoral
Segundo pesquisa AtlasIntel realizada em novembro, em um dos cenários de primeiro turno projetados, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 47,3% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro soma 23,1%. Na sequência aparecem os governadores Ronaldo Caiado (10,2%), Ratinho Jr. (7,1%) e Romeu Zema (5%).
O nome de Flávio não foi incluído nas simulações de segundo turno. De acordo com o levantamento, ele supera Lula apenas entre eleitores de 16 a 24 anos e entre evangélicos. Nos demais recortes, gênero, escolaridade, renda e regiões do país, o atual presidente lidera.
A carta é datada de 25 de dezembro de 2025 e encerra com uma mensagem de cunho religioso e patriótico, marcas recorrentes do discurso do ex-presidente.
Fonte: Correio Braziliense
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/12/bolsonaro-anuncia-flavio-como-pre-candidato-a-presidencia-em-carta-divulgada-por-senador/
