12 de julho de 2025
Bombeiros do Maranhão completam curso de combate a incêndios florestais
Compartilhe:

Atualização de conhecimentos e treinamento intenso marcaram As atividades da 37ª Instrução de Nivelamento de Conhecimento Florestal (INC-Florestal) ficaram marcadas por intensos treinamentos e desenvolvimentos. O curso agrupou militares maranhenses e também outros estados para uma semana preparatória para o enfrentamento aos incêndios florestais, que costumam acontecer com maior frequência neste período de estiagem.

A preparação e atualização de conhecimentos, promovida pela quarta vez no Maranhão, foi encerrada na quinta-feira (10), em cerimônia que contou com a presença do comandante adjunto do CBMMA, coronel Francisco dos Anjos, além de instrutores e alunos.

A capacitação é reconhecida como um dos mais importantes cursos voltados ao combate de incêndios florestais por bombeiros militares. Na edição finalizada ontem, um total de 60 participantes — do Maranhão e de outros estados — vivenciaram os conhecimentos na prática, incluindo simulações de combate a incêndios em campo, colocando os alunos diante de situações reais. Essas atividades são fundamentais para que o militar saiba como atuar com segurança e agilidade, diminuindo os danos e protegendo o meio ambiente e a população.

O Governo do Maranhão é partícipe nesta política de capacitação contínua das forças do sistema de segurança, e esta é uma formação de excelência. Nossa corporação está sempre alinhada com as melhores práticas nacionais para o enfrentamento dos diversos desastres, neste caso, os incêndios florestais. Esses militares, com seus conhecimentos e técnicas atualizados, poderão desempenhar ainda melhor sua missão de proteger o meio ambiente e garantir a segurança das comunidades maranhenses”, destacou o comandante adjunto do CBMMA, coronel Francisco dos Anjos.

O treinamento faz parte do planejamento estratégico já executado pelo CBMMA na área de combate a incêndios. A corporação lidera, entre as demais do país, o atendimento a ocorrências desse tipo, com aumento de quase 300% em 2024, em comparação a 2023, conforme o Mapa da Segurança Pública, divulgado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Leia também:

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/07/bombeiros-do-maranhao-completam-curso-de-combate-a-incendios-florestais/