![Brandão exonera e nomeia aliados da base governista](https://gazetadoleste.com/wp-content/uploads/2025/02/Brandao-exonera-e-nomeia-aliados-da-base-governista-1024x683.jpeg)
O governo de Carlos Brandão (PSB) passa por uma nova reconfiguração política com mudanças estratégicas em sua equipe. A deputada federal Roseana Sarney (MDB) foi exonerada do cargo de Secretária de Estado Extraordinária de Assuntos Legislativos pelo governador do Maranhão, em ato publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta segunda-feira, 10.
A exoneração de Roseana atendeu a uma estratégia política articulada pelo MDB nacional. Sua saída temporária da Câmara foi solicitada para permitir que o primeiro suplente, Hildo Rocha, assumisse o mandato e votasse a favor do deputado Hugo Mota (Republicanos-PB) na eleição para presidente da Casa, realizada no dia 1º de fevereiro.
Como o Congresso estava em recesso, Roseana não poderia se licenciar do cargo parlamentar por motivos pessoais. Agora, com a votação concluída, a ex-governadora deve formalizar uma licença sob a justificativa de cuidados com a saúde, garantindo que Hildo Rocha continue exercendo as atividades legislativas.
Foram apenas doze dias no cargo, onde entrou e saiu sem ser percebida ou fazer qualquer movimentação que justificasse sua nomeação. A nomeação da ex-governadora evidenciou os laços afetivos do governador Carlos Brandão com o grupo Sarney, que segundo os bastidores políticos teria gerado descontentamento em setores da base aliada.
Com a exoneração de Roseana, quem volta ao comando da Secretaria de Assuntos Legislativos é o ex-deputado Raimundo Cutrim, que assumiu a posição no lugar do presidente do MDB, Marcus Brandão, irmão do chefe do executivo maranhense, afastado por força de uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Novas nomeações
Além dessa movimentação, o governador também oficializou novas nomeações. Jefferson Portela, ex-secretário de Segurança Pública e delegado da Polícia Civil, foi requisitado para compor a equipe da vice-governadoria, sob a liderança do vice-governador Felipe Camarão (PT). Para isso, ele deixa suas funções no 2º Distrito Policial, no bairro João Paulo, e assume novo cargo na administração estadual. Outro nome requisitado foi o de Rodrigo Maia, ex-procurador-geral do Estado, que retorna ao governo com sua experiência jurídica consolidada na Procuradoria-Geral do Estado (PGE).
A dança das cadeiras no governo Brandão reflete não apenas ajustes administrativos, mas também uma complexa engenharia política que busca equilibrar diferentes forças e interesses dentro da gestão estadual.
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/02/brandao-exonera-e-nomeia-aliados-da-base-governista/