
O governo federal irá estabelecer um comitê especializado para combater as contaminações por metanol. A proposta é arquitetar ações repressivas contra aqueles que atuaram na adulteração das bebidas, e medidas protetivas para o setor de bebidas que, de acordo com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, é de grande importância para a economia do País.
A informação da instituição dessas medidas foi comunicada pelo ministro, após encontro om outras autoridades e com representantes do setor de bebidas.
“Tivemos uma discussão bastante frutífera, e chegamos à conclusão de que seria importante montar um comitê de enfrentamento da crise do metanol”, afirmou Lewandowski.
De acordo com ele, a medida visa formar um comitê informal para troca de informações sobre boas práticas e anúncios das providências tomadas, tanto pelo setor público quanto pelo privado, com o objetivo de garantir uma solução rápida para a questão de saúde que aflinge o país.
“Em um país continental como nosso, com 210 milhões de habitantes e de realidades tão distintas do ponto de vista regional, o governo precisa conjugar-se com a iniciativa privada e a sociedade civil para darmos contas dos problemas que enfrentamos”, disse.
Crise econômica
Na avaliação de Lewandowski, a problemática das bebidas contaminadas pode ser compreendida também como uma “crise econômica”, pois se trata de um setor reconhecido por sua importância para a economia do Brasil.
“É um setor que gera empregos, paga impostos e é responsável pelo desenvolvimento. Por isso, nossa preocupação é separar com bastante clareza aqueles que trabalham dentro da lei, atuando para fazer com que a economia brasileira avance, sem prejuízo de uma ação repressiva”, afirmou o ministro.
“Temos também uma ação repressiva, importante tanto do ponto de vista administrativo, como advertências ou sanções pecuniárias, chegando ao extremo do fechamento dos estabelecimentos”, argumentou.
Leia também:
Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/10/brasil-forma-comite-de-combate-ao-metanol/