15 de agosto de 2025
Valor do café registra altas históricas e deve continuar pressionando
Compartilhe:

A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) manifestou apoio ao Plano Brasil Soberano, apresentado pelo governo federal como reação à imposição de tarifa de 50% sobre produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos.

Em nota divulgada nesta quinta-feira (14), a entidade classificou as medidas como “importantes, no curtíssimo prazo”, destacando que elas oferecem um direcionamento para o setor enfrentar a crise.

“As medidas anunciadas permitirão, ainda no curto prazo, que o setor dos cafés especiais do Brasil ganhe um fôlego pontual, assim como o próprio governo federal, para manter suas negociações, alinhando posicionamentos internamente e reforçando a sinergia com as entidades pares do setor privado do café nos EUA, de forma que seja alcançada uma solução definitiva e positiva nessa relação bilateral sobre o café”, diz o comunicado.

A BSCA ressaltou que os Estados Unidos são o principal destino das exportações de cafés especiais brasileiros, com compras anuais superiores a 2 milhões de sacas, gerando receita acima de US$ 550 milhões. A entidade defende que a melhor solução seria incluir o café na lista de produtos isentos do tarifaço.

“Ao tempo que reforçamos a importância das medidas apresentadas para que o setor ganhe fôlego e consiga, junto ao governo, manter as negociações para que encontre uma solução, através do diálogo, para o restabelecimento do fluxo de comércio em condições justas entre Brasil e EUA”, destacou a nota.

O Plano Brasil Soberano prevê uma série de ações para mitigar os impactos do tarifaço, como linha de crédito com juros reduzidos, prorrogação de tributos federais por dois meses e reativação do Reintegra, mecanismo que devolve às empresas, em créditos tributários, valores pagos ao longo da cadeia produtiva.

*Fonte: Agência Brasil

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Leia também:

Fonte: https://oimparcial.com.br/brasil/2025/08/bsca-apoia-plano-brasil-soberano-como-resposta-ao-tarifaco-dos-eua/