17 de abril de 2025
Copa América 2024: veja os confrontos das semifinais e onde
Compartilhe:

Após os protestos do Maranhão Atlético Clube, a exibição das imagens dos fatos que culminaram com a agressão ao volante Railson (MAC) e a análise do relatório do árbitro, a Comissão Estadual de Arbitragem do Futebol/ CEAF-MA, decidiu afastar, por tempo indeterminado, o árbitro Maykon Matos, que atuou na partida entre MAC e Imperatriz. 

Leia também:

A comunicação foi oficializada por meio de nota oficial distribuída à imprensa. “A Comissão de Arbitragem da FMF reuniu-se para analisar a arbitragem de campo da partida entre Imperatriz x MAC, válida pela 13ª rodada do Campeonato Maranhense de Futebol Profissional Série A de 2025. A CEAF/MA decidiu, pois, encaminhar o árbitro principal do jogo para reciclagem junto aos instrutores da CBF, ficando de fora das escalas por este período”, diz o comunicado.

A decisão atende, em parte, ao protesto do MAC, que representou contra o árbitro em virtude da agressão ao atleta. 

Agora, o clube que também representou contra o Imperatriz por não haver tomado nenhuma providência sobre as denúncias de que um torcedor presente ao estádio teria ofendido um atleta maqueano, chamando-o de macaco, aguarda uma posição da FMF. O Cavalo de Aço corre o risco de perder um mando de campo no Campeonato Maranhense, caso seja comprovada sua omissão.

Na partida disputada no último sábado, Maykon Matos Nunes, ao expulsar o atacante Emerson Carvalho, do Maranhão Atlético, empurrou o meio-campista Raílson, o que ocasionou uma grande confusão, devido ao protesto dos jogadores maqueanos. O zagueiro Júlio Nascimento também foi um dos punidos com o cartão vermelho.

O MAC denuncia que ao ser chamado para registrar a injúria racial contra os jogadores, Maykon ignorou o fato e deu sequência à partida como se nada tivesse acontecido. Na súmula do jogo, o árbitro também não confirma o caso de racismo.

Com o afastamento de Maykon Matos, também fica automaticamente atendido o apelo do presidente do Maranhão, Carlos Eduardo Dias, para que ele não apite mais os próximos jogos da sua equipe. Resta saber se o árbitro não será escalado durante os jogos do time maqueano no Campeonato Brasileiro, Série D, que começa ainda neste mês de abril.

Campanha

A Conmebol lançou um vídeo para campanha de combate ao racismo no futebol. 11 atletas de times sul-americanos participaram de um vídeo lançado nesta terça-feira (8). “Futebol é paixão, união e respeito. Vamos continuar construindo um futebol sem racismo, violência e discriminação. Junte-se a nós!”, diz a mensagem da entidade.

A Comissão de Arbitragem da FMF reuniu-se para analisar a arbitragem de campo da partida entre Imperatriz x MAC, válida pela 13ª rodada do Campeonato Maranhense de Futebol Profissional Série A de 2025

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/04/campeonato-maranhense-arbitro-afastado-vai-para-reciclagem/