Aproxima-se o fim do prazo para a regularização dos jogadores que vão participar da primeira rodada do Campeonato Maranhense. Os clubes correm contra o tempo na busca pelo registro dos profissionais no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A preocupação maior é dos dois times de maiores torcidas do estado – Sampaio Corrêa e Moto Club. Até o início da tarde de ontem, o Tricolor tinha apenas cinco atletas regularizados e o Rubro-Negro não aparecia com nenhum registro no site oficial da entidade.
Se foram encaminhados na quarta-feira, no período vespertino, é possível que todos ganharão condição de jogo até amanhã, sexta-feira. Com o início de vários campeonatos estaduais no próximo fim de semana, a tendência é que a corrida em busca de registros seja bastante alta, ou seja, a fila vai andar de forma bem mais lenta.
O Maranhão Atlético Clube é o único dos três grandes em dia com as inscrições. O último atleta a ser inscrito pelo MAC é Pimentinha, contratado na semana passada, após rescisão com o IAPE. Os demais clubes da Ilha (IAPE) e Luminense já regularizaram a grande maioria dos seus atletas e fecharão a lista por todo o dia de hoje.
Castelão segue com dois setores interditados
O Estádio Castelão vai estar em condições de sediar os jogos do Estadual, mas, por enquanto, os setores 1 e 2 permanecerão interditados, como já vinha ocorrendo desde a temporada passada. Foi o que informou a Sedel à Federação Maranhense de Futebol (FMF), ao garantir que os laudos daquela praça esportiva serão revalidados por mais um período.
Oficialmente, todos os detalhes da inspeção serão encaminhados à entidade, afastando qualquer possibilidade do clássico Maremoto ser disputado com portões fechados ao público. A estimativa da Secretaria de Esportes e Lazer é que todas as dependências do estádio estejam liberadas até fevereiro, até porque neste primeiro semestre o local será sede de um grande show musical com a presença de atrações internacionais, no dia 21 de abril.
Apenas um dos laudos exigidos ainda estava pendente, mas deverá ser liberado hoje. Caberá aprovação da Polícia Militar (organização, separação de torcidas e acessos ao estádio); Corpo de Bombeiros (saídas de emergência e segurança contra incêndio e pânico); Secretaria de Infraestrutura (avaliação estrutural).
Em 2025 o Castelão só funcionou com a totalidade de público liberada no dia 22 de janeiro, quando o Flamengo-RJ goleou o Bangu por 5 a 0 em jogo do Campeonato Carioca. Na ocasião, 33 mil torcedores marcaram presença.
Nas últimas horas, todas as providências visando a confirmação dos locais das partidas foram tomadas pela FMF e a conclusão é de que apenas o Estádio Dário Santos, em São José de Ribamar, no bairro Moropóia, não tem condições de receber qualquer programação, porque o gramado ainda está em fase de preparação. Assim sendo, estão definidas as partidas do Frei Epifânio, onde jogarão Imperatriz x Sampaio, no sábado, Nhozinho Santos, Rafael Seabra e Castelão, com os jogos IAPE x ITZ Sport, Tuntum x Luminense, e Maranhão x Moto Club no domingo, respectivamente.
O diretor de Competições, Itamar Ferreira, adiantou a O IMPARCIAL que devido ao cancelamento da programação para o Estádio Dário Santos, as alternativas são Castelão e Nhozinho Santos. Para isso, vai ter que mexer em três ou quatro rodadas do Luminense, clube que representa o município de Paço do Lumiar. O Moto Club também queria utilizar o local, mas isso não será possível. “Talvez, apenas um jogo seja realizado lá, na última rodada da primeira fase, caso o gramado já reúna condições”, resumiu Itamar.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2026/01/campeonato-maranhense-clubes-ainda-dependem-da-inscricao-dos-atletas/
