
Representantes de mais de 30 ministérios, 21 agências públicas e bancos federais participam nesta quinta (11) e sexta-feira (12), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís, da nova edição da Caravana Federativa. O evento, promovido pelo Governo do Brasil, chega ao Maranhão para ampliar o acesso da população a serviços públicos da União.
A iniciativa aproxima municípios e governo federal, permitindo que prefeitos, vice-prefeitos e secretários recebam orientação para destravar obras, convênios e outras ações vinculadas à União.
“Hoje Brasília se muda para o Maranhão, neste maior evento de gestão pública do Brasil. Aqui os projetos realmente saem do papel e as pessoas acreditam nessa grande parceria com o presidente Lula”, afirmou o governador Carlos Brandão durante a cerimônia de abertura.
A primeira edição da Caravana aconteceu em 2023, e a nova rodada iniciou pelo Rio Grande do Norte. O Maranhão foi o segundo estado a receber o projeto este ano, registrando mais de 8 mil inscrições.
Autoridades presentes e destaque para obras federais
O evento contou com a presença de quatro ministros: Márcia Lopes (Mulheres), André Fufuca (Esportes), Márcio Macedo (Secretaria Geral da Presidência) e Wolney Queiroz (Previdência Social), além do secretário de Assuntos Federativos, Júlio Pinheiro, representando a ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais).
“É um momento importante onde o Governo Federal vem ao Estado com todos os seus ministérios, suas empresas públicas, para dialogar diretamente com gestores públicos, municipais e estaduais, que é quem executa na ponta as políticas públicas, os serviços e os programas do Governo”, explicou Júlio Pinheiro.
O governador Carlos Brandão destacou o apoio do presidente Lula e a importância da Caravana para destravar investimentos federais no Maranhão, lembrando que o estado é o que mais captou recursos do Novo PAC em 2025, com 1.741 propostas enviadas.
“Aqui os projetos realmente saem do papel e as pessoas acreditam nessa grande parceria com o presidente Lula”, reiterou Brandão.
Novos investimentos e ações anunciadas
Durante a abertura, foram entregues máquinas agrícolas pelo Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq) e kits do Programa Brasil Antenado para 46 cidades, beneficiando cerca de 170 mil pessoas.
Os ministros também apresentaram programas e resultados, como o cronograma de leilões de transmissão até 2027, do Ministério de Minas e Energia, e os principais dados do Inventário Florestal Nacional, do Ministério do Meio Ambiente.
“O presidente pede para que nós, todos os ministros, demos atenção especial ao Maranhão. Aqui tem uma série de investimentos do Governo Federal. O Maranhão é o maior investimento do PAC do Brasil”, afirmou um dos ministros presentes.
Palestras, oficinas e participação social
A Caravana Federativa também conta com palestras, oficinas e atrações culturais. A programação prevê o Fórum de Participação Social, permitindo que a sociedade civil organizada debata políticas públicas e contribua para a execução dos programas no estado.
“É importante que as políticas públicas tenham as impressões digitais do povo na execução delas”, destacou o ministro Márcio Macedo.
Autoridades e lideranças presentes
A solenidade contou ainda com a presença do vice-governador Felipe Camarão, da presidente da Assembleia Legislativa Iracema Vale, do senador Weverton Rocha, dos deputados federais Rubens Pereira Júnior e Márcio Jerry, do presidente da Famem, Roberto Costa, e de secretários de Estado, como Orleans Brandão, titular da Secretaria de Assuntos Municipalistas.
A Caravana Federativa no Maranhão busca consolidar a aproximação entre União, estados e municípios, promovendo maior celeridade em obras e serviços públicos, além de ampliar o diálogo com a sociedade.
Fonte: Governo do Maranhão
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/09/caravana-federativa-chega-ao-maranhao-e-leva-servicos-e-investimentos-da-uniao/