O Diário Oficial do Estado do Maranhão publicou, na edição desta segunda-feira (5), o ato de exoneração de Eva Maria Oliveira Cutrim Dantas, conhecida politicamente como Eva Curió, do cargo de superintendente de Articulação Regional de Viana. A medida, assinada pelo Executivo Estadual, formaliza a saída da gestora da pasta que atua na coordenação política e administrativa da região da Baixada Maranhense.
A exoneração foi oficializada com efeitos retroativos a dezembro de 2025. O afastamento ocorre em um momento delicado para a agora ex-superintendente, que é primeira-dama do município de Turilândia. Atualmente, o município é alvo de investigações em curso, embora os detalhes específicos dos processos não tenham sido aprofundados no ato administrativo.
Cenário político e pré-candidatura
Além do contexto das investigações, a saída de Eva Curió do governo estadual também é interpretada sob a ótica do calendário eleitoral. Ela é apontada como pré-candidata ao cargo de deputada estadual nas próximas eleições. No Brasil, ocupantes de cargos de confiança e superintendências precisam se desincompatibilizar (deixar o cargo) dentro de prazos específicos estabelecidos pela Justiça Eleitoral para estarem aptos à disputa.
A Superintendência de Articulação Regional de Viana desempenha um papel chave na interlocução entre as prefeituras da região e o governo estadual, sendo um posto de visibilidade política estratégica. Com a vacância do cargo, o Palácio dos Leões deve anunciar nos próximos dias o nome que assumirá a coordenação das ações estaduais na Baixada Maranhense para dar continuidade aos projetos e parcerias com os municípios da região.
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2026/01/carlos-brandao-exonera-eva-curio-da-superintendencia-de-articulacao-regional/
