
O governo dos Estados Unidos oficializou nesta quarta-feira (30/7) uma ordem executiva que estabelece uma tarifa de 50% sobre diversos produtos importados do Brasil. Embora a medida preveja isenção para alguns itens, produtos agrícolas de alto valor comercial, como carnes, café e frutas, estão entre os que serão taxados.
A decisão foi fundamentada pela Casa Branca com base na Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA, na sigla em inglês), de 1977. Com isso, os EUA instauram uma nova situação de emergência nacional em relação ao Brasil, alegando riscos à segurança nacional, à política externa e à economia americana.
De acordo com o documento divulgado, ficam isentos da cobrança adicional itens como suco e polpa de laranja, minérios de ferro, celulose, combustíveis e partes de aeronaves civis — incluindo motores e componentes utilizados por empresas do setor, como a Embraer.
Já produtos como carne bovina, grãos de café e frutas in natura não foram incluídos na lista de exceções e, portanto, estarão sujeitos à nova alíquota. A medida impacta diretamente setores importantes da pauta de exportações brasileiras para os Estados Unidos.
A justificativa do governo norte-americano também menciona o cenário político brasileiro, citando episódios de censura a opositores e processos judiciais de motivação política, entre eles os que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Fonte: Metrópoles
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/07/carnes-cafe-e-frutas-brasileiras-serao-taxados-por-novas-tarifas-dos-eua/