
A mobilidade elétrica no estado do Maranhão deixou de ser uma tendência para se tornar uma realidade acessível, inteligente e necessária. Em ruas e estradas de São Luís e do interior do estado, os veículos elétricos estão conquistando cada vez mais espaço. E um detalhe fundamental tem facilitado a vida dos motoristas que adotaram essa transformação: os carregadores residenciais para veículos elétricos.
Sustentabilidade e Autonomia
Segundo Hugo Andrade, engenheiro da Teto Solare, os carregadores residenciais oferecem mais autonomia e praticidade aos motoristas. “Com a instalação de um carregador em casa, o motorista ganha flexibilidade, podendo abastecer seu veículo sempre que necessário, sem depender de pontos públicos“, argumenta Andrade. Ele destaca que, ao integrar os carregadores à energia solar, o motorista também faz um investimento econômico e sustentável. “A energia solar não apenas reduz os custos com a conta de luz, mas também contribui para a preservação ambiental, aproveitando uma fonte limpa e renovável”, explica.
Carregar o carro na própria garagem ou no trabalho tem simplificado a vida de muitos motoristas, eliminando a preocupação de procurar pontos de recarga durante o dia. Essa autonomia representa um avanço significativo no estilo de vida — sem emissões de poluentes, sem barulho e com a economia proporcionada pela redução do consumo de combustíveis fósseis.
Energia Solar
A possibilidade de integrar os carregadores aos sistemas de energia solar tem sido um diferencial para muitas residências e empresas no Maranhão. “Essa integração pode resultar em um custo de abastecimento praticamente zero”, destaca Andrade. Em um cenário de aumento constante dos preços de combustíveis e tarifas de energia, a solução se torna um investimento inteligente, com retorno garantido.
Em 2024, o Brasil bateu recorde de novas instalações de sistemas de energia solar, conforme relatório da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Atualmente, a fonte solar já responde por 21,3% da matriz energética nacional, ficando atrás apenas das hidrelétricas. “No entanto, ainda há um vasto potencial a ser explorado. Menos de 5% dos 93 milhões de consumidores de energia elétrica no Brasil utilizam a energia solar como fonte de geração”, analisa Hugo Andrade.
Jayro Monteiro, empresário e proprietário de um carro elétrico BYD há dois anos, compartilha sua experiência. “Nos primeiros seis meses, eu carregava o carro nos postos, mas a logística era difícil. Era complicado encontrar um ponto de recarga e me planejar para não ficar sem carga”, conta. Após investir em placas solares e instalar seu próprio carregador, Jayro destaca as vantagens da mudança: “Hoje, carrego o carro toda noite, sem estresse. Além disso, estou comprando uma moto elétrica, pois é muito mais prático e tranquilo.“
Escolher a mobilidade elétrica, especialmente com o carregamento solar, é mais do que uma solução inteligente; é uma responsabilidade com o futuro. Para o Maranhão, esse movimento representa inovação tecnológica, desenvolvimento econômico e mais qualidade de vida para a população.
Não há mais tempo a perder. A tecnologia está disponível, o custo-benefício é claro, e os benefícios para o planeta são inegáveis. A mobilidade elétrica já é uma realidade no Maranhão, e quem adota essa mudança está, sem dúvida, ajudando a moldar um futuro mais sustentável.
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/04/carregadores-eletricos-transformam-a-rotina-dos-motoristas-no-maranhao/