9 de dezembro de 2025
Casa de Apoio Ninar implanta programa pioneiro de residência em
Compartilhe:

Para ampliar o acesso a terapias especializadas destinadas a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Casa de Apoio Ninar, em São Luís, passou a sediar um programa pioneiro de residência em Análise do Comportamento Aplicada (ABA). A iniciativa, inédita no Brasil dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), é resultado da parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Faculdade Edufor e o Centro Universitário UNDB.

Com o novo programa, 12 bolsistas, entre formandos e psicólogos já graduados, receberão formação prática e teórica em ABA, metodologia reconhecida mundialmente pela eficácia no desenvolvimento de pessoas com TEA. O projeto fortalece o atendimento ofertado pela Casa de Apoio Ninar e se alinha ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 (Saúde e Bem-Estar).

A iniciativa conta com investimento superior a meio milhão de reais do Governo do Maranhão, assegurando estrutura para o funcionamento do serviço e para a formação dos residentes.

A Casa de Apoio Ninar já é referência no acolhimento de crianças com síndromes raras e distúrbios do neurodesenvolvimento. Agora, com a implantação do Serviço Piloto de Psicologia baseado em ABA, o Maranhão se torna o primeiro estado a oferecer esse tipo de intervenção gratuitamente pelo SUS.

“A partir da iniciativa do serviço público em oferecer essa intervenção tão rica e necessária por meio do SUS, centenas de famílias passam a ter a possibilidade de acessar o serviço, oferecido com rigor científico e metodológico”, destacou a diretora administrativa, Ana Caroline Arnaud.

Ela ressalta que, atualmente, esse atendimento é amplamente oferecido pela rede privada, com valores que inviabilizam o acesso de muitas famílias. A residência permitirá aprimorar os tratamentos já disponíveis e fortalecer o trabalho desenvolvido pela unidade.

“A terapia ABA promove habilidades essenciais, como comunicação, linguagem e autonomia para atividades do dia a dia. É uma intervenção fundamental para favorecer o desenvolvimento das crianças com TEA”, explicou Arnaud.

Durante a residência, os profissionais aprenderão a aplicar intervenções baseadas em evidências científicas, capacitando não apenas os pacientes, mas também familiares e cuidadores.

Entre as residentes selecionadas está a psicóloga Mariana Sales, que destacou a importância do programa:

“É enriquecedor fazer parte de um projeto que fortalece o SUS e aproxima teoria e prática. Esse programa tem impactado profundamente minha vida profissional”, afirmou.

A também residente Taynara de Souza Costa Ferreira ressaltou o avanço em sua qualificação:

“A residência tem ampliado minha visão sobre políticas de saúde e aprimorado minhas habilidades de avaliação, elaboração de programas e trabalho em equipe. Hoje me sinto mais preparada e com mais sensibilidade social”, declarou.

O presidente da Fapema, Nordman Wall, enfatizou o impacto social do investimento público:

“Ao financiar bolsas como as deste programa, contribuímos para a formação de profissionais e pesquisadores que fortalecerão a rede SUS em todo o Maranhão, alinhando conhecimento às necessidades reais da população”, concluiu.

Com o novo programa, o Maranhão avança na construção de uma rede pública mais inclusiva, qualificada e preparada para garantir atendimento especializado às pessoas com TEA e suas famílias.

Fonte: Governo do Maranhão

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/12/casa-de-apoio-ninar-implanta-programa-pioneiro-de-residencia-em-aba-e-amplia-atendimento-gratuito-para-pessoas-com-autismo-no-maranhao/