
A partir das 18h desta quinta-feira (25), a Casa de Cultura Josué Montello (CCJM), localizada no Centro Histórico de São Luís (MA), vai lançar a edição de 50 anos do romance “Os Tambores de São Luís”.
A noite, que marca a reedição desse clássico da prosa maranhense, contará com uma animada programação cultural, no auditório Viriato Corrêa. Na ocasião, haverá a apresentação de “O Encontro”, produção textual do escritor José Neres e encenação da atriz Linda Barros; logo em seguida, o público poderá apreciar o Tambor de Mina do terreiro de Iemanjá.
“Celebrar a reedição de Os Tambores de São Luís, cinquenta anos após sua publicação, reafirma a atualidade do romance de Josué Montello. A obra, que retrata a escravidão em declínio na segunda metade do século XIX, constrói um painel vivo das tensões históricas e humanas de uma sociedade em transformação — reflexões que ainda ecoam no presente. Por ser uma obra muito procurada pelo público leitor e que se encontra esgotada desde sua última edição, publicada em 2019, a reedição de Os Tambores de São Luís vem suprir uma lacuna importante. Nossa expectativa é oferecer ao leitor uma edição com a qualidade gráfica que o escritor, o livro e o público merecem”, afirma Joseane Souza, diretora da Casa de Cultura.
Para aqueles que desejam conhecer e adquirir a obra, o período de pré-venda se estende até esta quarta-feira (24) e a retirada do livro pode ser feita das 13h às 18h, na CCJM.
Memória viva de Josué Montello
Para marcar a data, um leque de ações vem sendo realizado ao longo de 2025, na Casa de Cultura Josué Montello. O calendário teve início em 3 de abril, com o lançamento da adaptação do romance para os quadrinhos, roteirizada pelo historiador Iramir Araújo e ilustrada por Rom Freire e Romildo Freire. O evento contou ainda com exposição dedicada à obra e a apresentação do Tambor de Mina do Terreiro de Iemanjá, reunindo grande público.
Em agosto, na XIV Semana Montelliana foi lançada a pré-venda da edição comemorativa da obra. No mesmo evento, a CCJM, aparato da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) apresentou o livreto “A Saga de Damião”, adaptação teatral escrita pela professora Martha Brasil, acompanhado da performance cultural do Boi d’Itapari, que homenageou o romance com a toada de 2025.
Também em agosto, ocorreu a exposição “Josué Montello e os Tambores de São Luís: 50 anos de memória literária”. Ao mesmo tempo, a Academia Maranhense de Letras lançou o Prêmio Literário Melhores Obras 2025, destinado a valorizar a produção editorial do Maranhão, com destaque para o Prêmio Josué Montello (melhor romance).
*Fonte: Governo do Maranhão
Fonte: https://oimparcial.com.br/entretenimento-e-cultura/2025/09/casa-de-cultura-josue-montello-lanca-edicao-de-50-anos-do-livro-os-tambores-de-sao-luis/