
O ministro do Turismo, Celso Sabino, decidiu deixar o cargo após o ultimato do União Brasil, que publicou resolução determinando que filiados deveriam abandonar a base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para permanecer no partido.
Ao longo desta sexta-feira (19/9), Sabino se reuniu com Lula para discutir seu futuro no governo. O encontro decisivo ocorreu no Palácio da Alvorada, por volta das 15h. Na ocasião, segundo fontes ligadas ao União Brasil, o ministro informou ao presidente que deixará a Esplanada assim que Lula retornar de Nova York, onde participa da Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU).
Após conversar com Lula, Sabino também se encontrou com o presidente do União Brasil, Antônio Rueda, na noite desta sexta-feira. A ideia de permanecer no cargo até a próxima semana, no entanto, ainda depende de aval da cúpula partidária.
O comunicado divulgado pelo União Brasil foi categórico: todos os filiados que ocupam postos no governo federal deveriam deixar suas funções até o fim do dia de hoje.
“O União Brasil reafirma sua posição de independência e determina que seus filiados não integrem mais a base de apoio ao governo Lula”, destacou a resolução da legenda.
Com a saída de Celso Sabino, o Ministério do Turismo entra na lista de pastas que devem passar por reformulação política dentro da Esplanada dos Ministérios.
Fonte: Correio Braziliense
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/09/celso-sabino-anuncia-saida-do-ministerio-do-turismo-apos-pressao-do-uniao-brasil/