31 de março de 2025
Cerca de 167 colisões com postes de alta tensão já
Compartilhe:

Em 2024 a Equatorial Maranhão registrou 1.678 casos de veículos se chocando contra postes da rede elétrica – uma média de cinco acidentes por dia. 4% a mais do que o registrado no anterior (2023), quando foram registradas 1.611 ocorrências. São Luís e Imperatriz lideram as estatísticas, seguidas pelas demais regiões urbanas do estado.

Conforme atestam os números, o quantitativo de acidentes de trânsito envolvendo colisões com postes de alta tensão no Maranhão vem crescendo nos últimos anos. Apenas entre janeiro e fevereiro de 2025, a Equatorial Maranhão já registrou 167 casos em todo o estado. Os dados fornecidos pela assessoria de imprensa da distribuidora revelam um cenário preocupante, que há tempos coloca em risco não apenas a segurança dos motoristas, mas também o fornecimento de energia elétrica nas cidades.

As principais causas desse tipo de distúrbio no trânsito são as pistas molhadas, o excesso de velocidade, a condução sob efeito do álcool e o uso do celular ao volante. Além de prejudicar o fornecimento de energia por quilômetros de extensão, essas colisões danificam a infraestrutura da rede elétrica e, principalmente, colocam em risco a vida dos motoristas e de terceiros envolvidos nos abalroamentos.

Sinistros na Grande Ilha
A região metropolitana de São Luís correspondeu a 24% das colisões com postes de alta tensão ocorridas em 2024. Foram registrados mais de 380 acidentes, o que equivale a mais de um acidente por dia. Somente a cidade de São José de Ribamar registrou 53 ocorrências no ano passado.

No último dia de 2024, o motorista de um carro de passeio, que admitiu estar alcoolizado, derrubou um dos postes da Avenida Ana Jansen, no São Francisco, durante a madrugada. A energia só foi restaurada pela manhã. O condutor tentou fugir do local, mas não conseguiu devido aos danos causados ao veículo. Em casos de danos à rede elétrica, os condutores são identificados e responsabilizados por arcar com os custos de reparo e substituição das estruturas, que variam conforme a gravidade do acidente e a área afetada – os valores estão entre 3 mil e 44 mil reais, segundo a Equatorial.

Sempre que possível, os motoristas responsáveis são identificados e acionados para arcar com os custos. Em média, a reposição da estrutura pode levar de três a quatro horas, considerando a complexidade das operações envolvidas.

Acidentes sob condições adversas
Devido às fortes chuvas na Ilha, as ruas e avenidas ficam ainda mais propensas a acidentes. Foi o que aconteceu na MA-203, no fim do mês passado. O motorista de um veículo perdeu o controle da direção por conta da pista molhada e colidiu com um poste de alta tensão na estrada do Araçagy. A estrutura cedeu, deixando o poste sustentado apenas pela fiação, que ameaçava cair sobre a pista. Apesar da intensidade da batida, o motorista sofreu ferimentos leves.

Outro caso, registrado em janeiro, causou lentidão no trânsito e deixou os bairros do Cohafuma, Recanto do Vinhas e a Via Expressa sem energia elétrica por horas. A colisão ocorreu na Avenida Jerônimo de Albuquerque, na altura do Moraes Center. Um caminhão bateu em um poste e, após, saiu do local do acidente, deixando para trás pedaços do veículo e o poste quebrado no meio da pista.

O que diz a Equatorial
A Equatorial Maranhão reforça que, para toda situação relacionada a postes, é necessário que os clientes entrem em contato por meio da Central 116. Quando houver colisão, deve-se acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) e o Samu (192). O executivo de Segurança do Trabalho da distribuidora, Gabriel Vieira, alerta a população para a importância da responsabilidade no trânsito. “O impacto de um acidente com poste de energia vai muito além dos danos materiais. Além de comprometer a rede elétrica e prejudicar o fornecimento de energia, há o risco de choque elétrico e outros acidentes graves. Por isso, reforçamos a importância de dirigir com atenção, respeitar os limites de velocidade e evitar qualquer comportamento que possa colocar vidas em risco”, afirmou Vieira.

Em prol de garantir a segurança de condutores e pedestres, é necessário atentar-se às seguintes orientações de segurança para esse tipo de acidente:

  • Mantenha distância de fios e cabos partidos – eles podem estar energizados e causar choques fatais;
  • Não toque em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica;
  • Se o poste cair sobre o veículo, permaneça dentro dele e aguarde o socorro e as equipes da Equatorial, pois o risco de choque é alto ao tentar sair sem a devida
    orientação.

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/03/cerca-de-167-colisoes-com-postes-de-alta-tensao-ja-foram-registrados-no-ma/