7 de fevereiro de 2025
Chances de asteroide atingir a Terra em 7 anos aumentam
Compartilhe:

O Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra, da Agência Nacional dos Estados Unidos (Nasa), tem realizado monitoração do asteroide 2024 YR4. As informações divulgadas mais recentemente são de que as chances de colisão com o planeta Terra em 2032 aumentaram quase que o dobro. Os dados da Agência Espacial Europeia (ESA) indicam que as chances eram de 1,3%, no entanto o risco subiu para 2,3%.

É estimado que o asteroide tenha entre 40m e 100m, possivelmente tendo o tamanho de um prédio de 18 andares. A Nasa e a ESA têm divulgado comunicados de acordo com as atualizações do caso. O Sistema de Último Alerta para Impacto de Asteroides com a Terra (ATLAS, na sigla em inglês) identificou a rocha pela primeira vez em 27 de dezembro de 2024. Desde então, os riscos de queda foram de 1,2% para 1,6%; em seguida para 1,9%; e agora com 2,3% de chances.

Durante a descoberta, os pesquisadores alegaram que o YR4 possuía uma chance mínima de atingir a Terra em 22 de dezembro de 2032. De forma mais geral, as probabilidades de impacto costumam ser maiores no início, no entanto ao longo do tempo podem chegar a zero, o que faz com que o asteroide esteja fora da margem natural.

Um meteoro do tamanho deste pode ocasionar sérios danos no local de impacto e arredores. No entanto, em média, um desta proporção só cai a cada poucos milhares de anos. Devido sua posição no topo da escala de risco, desde janeiro, pesquisadores estão prioritariamente realizando observações para identificar novas informações sobre o tamanho e a trajetória do corpo celeste.

O asteroide está no terceiro nível da Escala de Risco de Impacto de Turim, que é segmentada em níveis de 0 a 10. O nível 0 é para objetos espaciais que não representam risco, não possui chances significativas de impacto ou não são possuem tamanho o suficiente para perfurar as camadas da atmosfera. Quando se trata do nível 10, os asteroides de colisão certa e de potencial de destruição a nível global são colocados nesta classificação.

“O nível 3, que o 2024 YR4 alcançou esta semana, indica que o asteroide tem possibilidade de impacto superior a 1% e potencial para causar uma destruição localizada”, disse o especialista Marcelo Zurita, diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon). O astrônomo ainda alega que, caso o corpo celeste atinja o planeta, esse asteroide poderia causar danos à infraestrutura local e diversas fatalidades. 

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/02/chances-de-asteroide-atingir-a-terra-em-7-anos-aumentam-significativamente/