5 de julho de 2025
Ciclo de Formação para Agentes Culturais expande atuação em 2025
Compartilhe:

Ampliar a autonomia na captação de recursos públicos e privados e fortalecer a atuação de grupos e agentes culturais são os principais objetivos do Ciclo de Formação para Agentes Culturais, que retorna em 2025 com uma nova edição. Neste ano, o projeto alcançará mais quatro cidades maranhenses, situadas nas regiões da Baixada Maranhense e do Litoral Ocidental.

A edição de 2025 será dividida em duas etapas. A primeira acontece entre os dias 7 e 12 de julho, nas cidades de Matinha e Viana. A segunda etapa será realizada em agosto, nos municípios de Cururupu e Bequimão. O projeto é viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão (Secma), com idealização e realização da Afrodite Produções e Orgânik Produções.

Com foco em formações presenciais e gratuitas, o Ciclo contempla fazedores de cultura interessados em aprimorar suas práticas e ampliar o acesso a editais e políticas públicas. A programação começa no próximo 7 de julho (segunda-feira), em Matinha, com a Oficina de Leitura e Interpretação de Editais Culturais, que será realizada das 14h às 18h.

Ao todo, serão três dias de atividades – nos dias 8 e 9 de julho, ocorre a Oficina de Portfólio Cultural, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Todas as ações em Matinha ocorrerão na Sala de Reunião da Prefeitura, localizada na Rua Coronel Antônio Augusto, no Centro da cidade. As inscrições já foram iniciadas e podem ser feitas até o dia 4 de julho – os interessados podem se inscrever AQUI.

Já a partir do dia 10 de julho, as oficinas serão realizadas na cidade de Viana, no Prime Delux, localizado no bairro Subestação, no km 37, da MA-014. Neste dia, a Oficina de Leitura e Interpretação de Editais Culturais ocorre das 14h às 18h. Nos dias 11 e 12, a Oficina de Portfólio Cultural será das 8h às 12h e das 14h às 18h. Os interessados podem se inscrever até o dia 7 de julho AQUI.

“As oficinas são espaços importantes para que o público interessado tanto da Baixada Maranhense quanto do Litoral Ocidental possa fortalecer sua atuação cultural com ferramentas práticas e acesso à informação”, analisa Mariana Cronemberger, idealizadora e uma das instrutoras do projeto.

Além das inscrições on-line, no total são 25 vagas disponíveis em cada oficina –, o público interessado também pode se inscrever de forma presencial e gratuita nos seguintes endereços: em Matinha, das 8h às 12h, na Secretaria de Juventude, localizada na Av. Major Heráclito Alves da Silva, S/N, Centro); em Viana, também das 8h às 12h, na Cooperativa Folclórica e Cultural de Viana e Municípios Adjacentes (FOLCUT), localizada na Rua 7 de Setembro, nº 337, Centro).

A segunda etapa do Ciclo de Formação para Agentes Culturais será realizada no próximo mês de agosto, nos municípios de Cururupu e Bequimão – mais informações sobre a nova fase serão divulgadas em breve, no Instagram do Ciclo de formação para agentes culturais, no perfil @ciclodeformacaocultural.

Ciclo de Formação para Agentes Culturais

Idealizado pelas produtoras culturais maranhenses Julia Martins e Mariana Cronemberger, o Ciclo de Formação para Agentes Culturais surgiu em 2021 com o objetivo de ampliar o acesso de agentes culturais do Maranhão a editais e políticas públicas de fomento. Com base na experiência das idealizadoras em gestão cultural e avaliação de projetos, o Ciclo oferece oficinas acessíveis e práticas, voltadas à leitura de editais, elaboração de portfólios e projetos, e gestão cultural com foco inclusivo.

Desde sua criação, mais de 350 agentes culturais foram formados em mais de 15 turmas, com ações em São Luís, Alcântara, Pindaré-Mirim e outros municípios. O projeto já contou com apoio de instituições como o Centro Cultural Vale Maranhão, FAPEMA, Sebrae e Sesc. Em 2024, atuou em cinco polos culturais da capital maranhense, promovendo a descentralização e democratização do acesso à formação cultural.

Com metodologia adaptada aos territórios e contextos locais, o Ciclo reafirma seu compromisso com o fortalecimento da cultura maranhense e a autonomia dos seus agentes.

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/07/ciclo-de-formacao-para-agentes-culturais-expande-atuacao-em-2025-e-chega-a-mais-municipios-do-maranhao/