15 de outubro de 2025
Círio de Nazaré, em São Luís, encerra com procissão no
Compartilhe:

Milhares de fiéis do Maranhão e de estados vizinhos são aguardados neste final de semana para as atividades que encerram a grande festa do Círio de Nazaré em São Luís. A tradicional Procissão é ponto alto da Festa, momento de emocionante expressão de fé em Deus e devoção à Virgem de Nazaré.

No sábado, dia 18, acontece um dos momentos mais aguardados pelos devotos: a troca do Manto da imagem de Nossa Senhora. A imagem da Virgem de Nazaré recebe o novo Manto na missa das 17horas, na Praça do Santuário. Após a missa, com o novo manto, a imagem segue para a igreja Nossa Senhora do Perpetuo Socorro (Cohab) em uma procissão luminosa, que recebe o nome de  Procissão da Luz pelo fato dos devotos conduzirem velas, que vão iluminando as ruas por onde passa o cortejo.

Foto: Divulgação

No domingo, 19,  às 17h30,  a imagem de Nossa Senhora retornará para o Santuário de Nazaré, na tradicional procissão que sai da igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em direção ao Santuário, onde haverá missa solene, às 18h30, presidida pelo Arcebispo de São Luís, Dom Gilberto Pastana. Momento de agradecimentos, súplicas e pagamento de promessas pelas graças alcançadas são destaques no evento religioso.

 Mais de 50 dias de programação

As atividades do Círio de Nazaré foram iniciadas no mês de setembro. Até o encerramento de todas as atividades serão mais de 50 dias de orações, procissões, romarias, missas (inclusive nas Ruas e Praças do bairro), peregrinações da imagem de Nossa Senhora de Nazaré nas Instituições, escolas, igrejas católicas, famílias e igrejas de outras cidades maranhenses. 

“As missas nas Ruas e Praças aconteceram em todos os conjuntos habitacionais do bairro, reunindo dezenas de moradores para momentos de louvor a Deus, em locais próximos às suas residências”, informou Rozenir Mesquita, da Comissão organizadora do Círio.

A Comunidade contou também com a realização das várias expressões do Círio: Círio Ecológico, Círio Solidário, Círio Esportivo e Círio das Crianças.  “O Círio de Nazaré é um  período de espiritualidade muito forte para nós do Cohatrac. A gente sente um clima diferente no bairro”, disse Maria da Paz Sodré, paroquiana.

Romarias  ampliam manifestação de fé

O Círio proporcionou aos devotos maranhenses a participação em três Romarias. Duas terrestres e uma marítima. A III Romaria Ciclística foi realizada dia 28.09; a Tradicional Romaria ocorreu dia 11.10 e a  Primeira Romaria Marítima está prevista para o dia 25.10, ampliando os momentos de manifestação de fé dos devotos.

O Círio de Nazaré é considerado uma das maiores festas religiosas de São Luís. Já tem lugar no calendário oficial de eventos do Estado do Maranhão (Lei n. 10768/2017); tornou-se Patrimônio Imaterial e Cultural do Maranhão (Lei n. 11.127/2019) e foi reconhecido como Manifestação da Cultura Nacional  (Lei 14.729/2024).

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/10/cirio-de-nazare-em-sao-luis-encerra-com-procissao-no-domingo-19/